Mês da Protecção Civil 2022 decorre em março e envolve várias iniciativas
Presidente da CMF destacou acções de formação e sensibilização promovidas pelo Serviço Municipal de Protecção Civil.
O Mês da Protecção Civil 2022 foi hoje apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado e pelo Vereador com a respectiva tutela, Bruno Pereira. A apresentação decorreu nas instalações do Serviço Municipal de Protecção Civil, que funciona no quartel dos Bombeiros Sapadores do Funchal.
Na ocasião, Pedro Calado destacou a importância do trabalho efectuado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil, em concreto, a «prevenção e formação» que decorre nas escolas do Funchal, mas também com a população em geral, bem como a «articulação» existente com as outras entidades regionais, como é o caso do Serviço Regional de Protecção Civil e Corporações de Bombeiros.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal fez ainda questão de frisar que as «alterações climatéricas» têm provocado «surpresas», nomeadamente no que se refere à «periodicidade» das calamidades, dai a particular atenção que a autarquia dá ao apetrechamento do Serviço Municipal de Proteção Civil e aos Bombeiros Sapadores do Funchal, quer em termos de recursos humanos, quer em meios técnicos.
O Vereador Bruno Pereira apresentou o “Mês da Protecção Civil 2022», iniciativa que decorre durante todo o mês de Março e que amanhã tem já uma acção de sensibilização sobre incêndios florestais e urbanos na Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras.
No dia seguinte, quinta-feira o Serviço Municipal de Protecção Civil participa nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Protecção Civil, que ontem se celebrou, mas que por ser Carnaval, será assinalado na quinta-feira.
Além destas duas iniciativas, registe-se ainda a entrega de um sismógrafo na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, em São Roque, isto no dia 09 de Março, a que se junta, no dia 11, a exposição “Somos Todos Protecção Civil Municipal”, na Praça do Município e que se repete, no dia 18, na Avenida Arriaga.
Note-se ainda a divulgação de dois vídeos, “Desmistificando o Serviço Municipal de Protecção Civil do Funchal” nas redes sociais, mais concretamente a 07 e a 21 de Março, terminando o mês da protecção civil a 25 de Março com um peddy-paper, “Descobre e Enfrenta o Risco” e que envolve alunos das maiores escolas do Funchal, Jaime Moniz e Francisco Franco.
Refira-se ainda o a balanço ao trabalho efectuado pelo Serviço Municipal de Protecção Civil e que foi apresentado pelo seu Director, Engenheiro Rui Figueira.
Assim, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, no âmbito das suas competências de sensibilização e informação pública, efetuou de 01-03-2021 a 01-03-2022: 172 sessões formativas no âmbito do projeto Núcleos de Proteção Civil Jovem (Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro; Escola EB1/PE Ribeiro Domingos Dias; Escola EB1/PE da Ladeira; e Escola EB1/PE do Boliqueime) e Residente (Curral dos Romeiros e Barreira) que abrangeu 174 pessoas, entre os 8 anos e os 64 anos. Foram dedicadas 189 horas a este projeto; mais 60 ações de sensibilização, que se inclui as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Educativo Municipal e iniciativas como ATL do Agente P e Semana da Prevenção “Galeão + Resiliente”, representando 76 horas de informação e sensibilização à comunidade.
Estas diversas atividades de sensibilização alcançaram um total de 1306 participantes e as informações disponibilizadas no Facebook do Serviço Municipal de Proteção Civil alcançaram um total de 197 343 pessoas.