Museu de História Natural do Funchal recebe prémio APOM na categoria Exposições Temporárias
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM), criou em 1994, os prémios APOM, com o objetivo de distinguir museus, projetos, profissionais e atividades desenvolvidas nas instituições museológicas portuguesas. Na edição de 2024, o Museu de História Natural do Funchal submeteu uma candidatura, na categoria de “Exposições Temporárias”, com a Exposição “Waterline – Emoções de tirar o fôlego”, tendo-lhe sido atribuído o 1º lugar ex-aequo com o Museu Gulbenkian.
A exposição temporária, “Waterline – Breathless Emotions”, teve a sua abertura oficial a 20 de junho de 2023 e pretende através de fotografias e vídeos subaquáticos, da autoria do artista plástico Gonçalo Gomes, é uma viagem extraordinária ao mundo subaquático das ilhas da Madeira e proporcionar ao visitante uma viagem espetacular pelos diversos ecossistemas marinhos do arquipélago da Madeira, desde as poças de maré até ao mar alto. Para além dos elementos de multimédia, nesta exposição encontram-se ainda em exibição vários espécimes marinhos, pertencentes à coleção científica do Museu.
Esta exposição pretende também consciencializar o público, para a importância da conservação e preservação dos ecossistemas marinhos, refúgio das criaturas mais fascinantes que existem no planeta.
A cerimónia de entrega dos prémios APOM 2024, decorreu, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, hoje, 31 de maio e contou com a presença de Sua Ex.ª o Sr. Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. A representar o Município do Funchal, estiveram presentes na cerimónia, Ricardo Araújo, diretor do Museu de História Natural do Funchal e o Conservador de Botânica Juan Silva.
De salientar que a responsabilidade da atribuição dos prémios APOM, é inteiramente da direção desta organização e de um júri formado por profissionais com reconhecida experiência na área dos museus.