Museus Municipais do Funchal com aumento de visitantes
O Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco encerraram o ano de 2022 de forma muito positiva, com um aumento do número de visitantes, com mais de 4.925 visitas, em relação ao ano anterior.
Os museus municipais, durante o ano de 2022, refletiram a dinâmica e a importância do património museológico da cidade, como elementos principais na consolidação das artes, recorrendo à promoção de artistas, através da realização de exposições, concertos, atividades educativas e mediação cultural.
Em 2022, os museus registaram um valor total de 10.124 visitantes, representando um aumento de 4.925 pessoas em relação ao ano de 2021. Este incremento resultou do investimento da Câmara Municipal do Funchal nestes espaços, com o intuito de dinamizar os mesmos. Para isso, foram desenvolvidas diversas atividades, incluindo o projeto “Música nos Museus”, com a presença de 17 artistas em 12 concertos. E o novo projeto de Educação e Mediação Cultural, Espaço Cultural para Todos, com a inclusão de cerca de 60 atividades, incluindo público juvenil e sénior.
O museu que cresceu mais em termos de visitas foi o Museu A Cidade do Açúcar, com mais de 2.916 pessoas, relativamente ao ano de 2021, sendo que o Museu Henrique e Francisco Franco obteve um aumento de 2.009 visitantes em comparação ao ano anterior.
Tendo em conta os números anteriormente referidos, o objetivo do ano de 2023 é de aumentar o número de visitantes, através da projeção de um calendário variado de iniciativas, com o intuito de aproximar todos os públicos, proporcionando a partilha de memórias e a reflexão em torno da arte e história.