Nádia Coelho participa em Amarante no “Adapt.Local”
O município do Funchal é o único da Madeira que integra a rede que promove medidas de adaptação às alterações climáticas.
A vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, participa na Assembleia Geral Constitutiva da “Adapt.local”, que decorre em Amarante.
O objetivo de formalizar esta associação passa por aumentar a capacidade dos municípios portugueses em incorporar a adaptação às alterações climáticas nas politicas, nos instrumentos de planeamento e ordenamento do território e nas intervenções locais.
Nádia Coelho considera, que integrar a Rede Adapt.local é de extrema relevância para o Município do Funchal, pois «afirmamos a importância que as alterações climáticas têm a uma escala local para o desenvolvimento e implementação de soluções e de opções de adaptação nesta matéria, capacitando o município e promovendo a integração de medidas de adaptação às alterações climáticas, nos instrumentos de planeamento e nas intervenções locais».
A vereadora do ambiente adianta ainda que a autarquia tem a sua estratégia bem definida, cujo trabalho tem vindo a ser desenvolvido em parceria com entidades públicas e privadas, realçando que esta troca de conhecimento e experiencias com outros municípios é uma mais valia, para consolidar e potenciar a adaptação local às alterações climáticas e permitir o desenvolvimento ambiental sustentado da cidade do Funchal.
A Adapt.local, foi criada na sequência do projeto pela Agência Portuguesa de Ambiente, em resposta aos desafios das alterações climáticas.
Os Municípios Portugueses que cumprem com todos os requisitos para integrarem a Rede são os seguintes (24): Funchal; Almada; Amarante; Barreiro; Braga; Bragança; Cascais; Castelo Branco; Castelo de Vide; Coruche; Ferreira do Alentejo; Figueira da Foz; Lagos; Leiria, Lisboa; Loulé; Guimarães; Mafra; Odemira; Sintra; Tomar; Torres Vedras; Viana do Castelo; Vila Franca do Campo.
A Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (adapt.local) realiza ainda, hoje , o 5.º Seminário Anual adapt.local.21 em Amarante, no qual, a vereadora do ambiente irá também participar.
Este seminário contará com a presença ativa de vários especialistas nacionais e internacionais em adaptação às alterações climáticas, os quais, juntamente com responsáveis e técnicos autárquicos de todo o país, abordarão um vasto conjunto de temas-chave muito atuais, tais como: Desafios da adaptação climática local, em Portugal e na Europa; Adaptação climática setorial, nas áreas da floresta, água e orla costeira; Missão ‘climate adaptation’; e, Iniciativas futuras para a adaptação às alterações climáticas.