Noite do Mercado no Funchal com 53 espaços comerciais, 152 efetivos de segurança, 140 trabalhadores na limpeza urbana e muita animação
Cristina Pedra reitera a aposta numa festa de cariz tradicional
A Câmara Municipal do Funchal apresentou, hoje, a Noite do Mercado, um dos eventos mais marcantes da quadra natalícia, que se realiza a 23 de dezembro no Mercado dos Lavradores e ruas circundantes, atraindo milhares de pessoas.
Na apresentação do evento, que decorreu no Salão Nobre, a presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, salientou que a Noite do Mercado irá manter o espírito tradicional, modelo recuperado no início do mandato, em que o objetivo é promover a cultura típica das tradições madeirenses e fomentar o espírito familiar e transversal a todas as gerações.
Animação
A animação será apropriada à época, em que a autarquia aposta em vários grupos tradicionais que irão atuar ao longo das ruas circundantes, entre as 19h00 e as 04h da manhã: Buzico; Dupla de Dois; Estrond’ilha; Madeira Brinco; Madeira Despique; Seca Pipas.
Cristina Barbosa, é artista de cartaz, cuja atuação tem início às 00h00, no palco exterior, depois dos cantares de Natal pela Confraria dos Cantares, na Praça do Peixe, que começa às 23h00. A animação prossegue com Dj Oxy (da 01h às 04h).
Ocupação do espaço público
Este ano, foram atribuídos um total de 53 espaços comerciais destinados a comes e bebes, venda de pinheiros e ramagens, brinquedos e hortofrutícolas. A receita da arrematação dos espaços públicos, no valor de 30 mil euros irá reverter para 4 instituições de solidariedade: APCM-Associação de Paralisia Cerebral; Fundação Patronato São Filipe; APPDA-Madeira-Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo; RAS-Regressar a Si-Associação de Apoio à Toxicodependência e Alcoólicos.
Plano de segurança
O evento contará com 152 efetivos incluindo a Polícia de Segurança Pública (85 elementos), Polícia Marítima (5 elementos), Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal (CBSF), Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) e Estrutura Local da Cruz Vermelha Portuguesa (57 elementos), Serviço Municipal de Proteção Civil (3 elementos).
Número de meios envolvidos: 18, desde ambulâncias, a veículos de combate a incêndios, que estarão posicionados em toda a área abrangente do evento.
Existirão pontos de socorro móveis espalhados pela cidade com 6 equipas apeadas no exterior e 3 equipas apeadas no interior do edifício do Mercado dos Lavradores, além de 1 equipa de dois velocípedes a percorrer a área do evento.
Plano do Ambiente
A Câmara Municipal do Funchal irá reforçar os meios técnicos e humanos para manter a limpeza durante toda a noite. A operação envolve 140 trabalhadores, 25 viaturas e a colocação de 156 contentores extras. Os trabalhos de limpeza começarão às 6h da manhã do dia 24, com previsão de conclusão até as 20h.
Alterações no Trânsito e Estacionamento
As interrupções temporárias de trânsito irão ocorrer a partir das 15h nas ruas próximas ao Mercado dos Lavradores; a partir das 17h na Ponte do Carmo, Praça da Autonomia e Rua Bela de São Tiago; a partir das 21h na faixa sul da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Praça da Autonomia e Rua 31 de Janeiro a sul da Ponte do Bom Jesus, com exceção à circulação de transportes públicos, moradores e acesso ao Hotel Porto Santo Maria.
Estarão em funcionamento 12 Parques de Estacionamento, públicos e privados, com capacidade para 4 mil e 39 viaturas. Os públicos irão funcionar até às 04h00 e os privados estarão abertos 24 horas. Contudo, a autarquia recomenda a utilização dos transportes públicos.
Todas as informações sobre a Noite do Mercado estão disponíveis na plataforma digital interativa: noitedomercado.funchal.pt