sexta-feira, 17 junho 2022 08:59

Câmara do Funchal promove ofertas de emprego

1º Fórum de Emprego decorre de 23 a 25 de junho no átrio da CMF

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Funchal organiza um Fórum de Emprego, cumprindo com aquela que foi uma das promessas eleitorais do atual executivo.

O objetivo é claro, “conciliar interesses entre a procura e a oferta disponível no mercado de trabalho”, dando oportunidade, como salienta Cristina Pedra, vice-presidente da autarquia, “para que as empresas possam contratar recursos humanos”.

“Por um lado, há alertas do sector empresarial, em proceder à contratação de pessoal, em determinadas áreas de negócio, assim como na dificuldade que têm em contratualizar ou em preencher, parcial ou totalmente, as necessidades de horário laboral. Por outro, assistimos, do lado da procura, a legítimas preocupações de que não há empregos com ofertas disponíveis ou suficientemente aliciantes, em determinadas áreas de interesse ou de formação”, explica Cristina Pedra.

“O que a Câmara do Funchal pretende com esta iniciativa, é diligenciar para que as partes conciliem interesses e agreguem sinergias, de forma muito simples e prática”, sustenta a vice-presidente do Município.

Mesas de recrutamento no átrio da Câmara

Assim, entre quinta (de tarde) e sábado da próxima semana, no átrio do edifício da Câmara Municipal do Funchal, existirão 7 mesas de recrutamento, que entre as 09h00 e 17h30, receberão as pessoas interessadas em conhecer as ofertas deste 1º Fórum de Emprego.

Para além de empresas com áreas de negócio muito específicas, como o turismo, os serviços administrativos, a logística, a tecnologia, a construção civil, entre outros, marcam presença permanente três empresas especializadas em recrutamento de pessoal, que vão disponibilizar algumas dezenas de ofertas de emprego, de empresas que fazem parte da sua carteira de clientes.

Todos os candidatos que pretendem avaliar as oportunidades de carreira profissional, deverão dirigir-se ao átrio do edifício da Câmara do Funchal, onde serão encaminhados pela equipa da CMF para as empresas empregadoras.

Conferência e workshop

A decorrer simultaneamente com mesas de recrutamento, há duas iniciativas a reter neste 1º Fórum de Emprego da Câmara Municipal do Funchal. Na quinta-feira, dia 23, pelas 15h00, uma conferência sobre “Como atrair trabalhadores”, tendo por oradores, Marco António Costa, advogado, com experiência governativa como Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Roy Garibaldi, Presidente da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, e Rui Teixeira, diretor, em Portugal, da ManpowerGroup, empresa especializada em emprego e recrutamento. A conferência conta com moderação de Ricardo Oliveira, diretor do Diário de Notícias, e pretende lançar argumentos para a reflexão sobre os novos desafios da empregabilidade.

Na sexta de manhã, entre as 10h e as 11h30, realiza-se um workshop: “Como ter sucesso na procura de emprego”, orientado por uma empresa especializada em recrutamento, que pretende transmitir experiências e conhecimentos fundamentais a quem procura emprego. Matérias como a importância da apresentação numa entrevista de trabalho, a elaboração de um currículo ou a preparação de uma entrevista, serão abordadas neste workshop.

Aos interessados em frequentar a conferência e/ou o workshop, a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, recorda que” não é necessária qualquer inscrição, bastando apenas que as pessoas interessadas se desloquem ao átrio do edifício da Câmara Municipal, entre os dias 23 e 25 de junho, estando a iniciativa limitada à lotação da sala da Assembleia Municipal”. 

Forum Emprego programa 2       placar forum Emprego print 3

Clique nas imagens para aumentar