Novo site aproxima CMF dos munícipes
Novo site aproxima CMF dos munícipes
75% das interações dos funchalenses com a CMF são já feitas on-line
Foi hoje apresentado o novo site da CMF – https://www.funchal.pt/ – com Pedro Calado a elogiar o «trabalho fantástico» que foi efectuado pelo Departamento Municipal de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias, acrescentando que o objectivo é «aproximar» a autarquia e os seus serviços aos «munícipes», trabalho que tem estado a ser realizado, como destacou, mas sempre em «função das necessidades» dos funchalenses.
Como explicou, «o que temos aqui é um site apelativo, intuitivo, pragmático, em relação aos problemas de cada munícipe», indo, contudo, além disso, já que, realçou, «estamos aqui a criar um valor de segurança, um valor de rapidez», dado que o «munícipe sente que chega ao contacto diário», com os serviços municipais, durante 24 horas, o que significa, concluiu, que a autarquia está a transmitir aos funchalenses «valores de proximidade e profissionalismo».
Não obstante esta aproximação e disponibilização de serviços aos munícipes, o presidente da CMF alertou ainda para a «responsabilidade» que esta situação acarreta, dado que, «ao disponibilizar esta ferramenta em casa de todos os munícipes», estamos também a dizer que também temos que ter, na autarquia, um serviço que responda rapidamente às solicitações que são feitas».
Consoante foi explicado durante a apresentação, pelo Director do Departamento Municipal de Sistemas de Informação e Novas Tecnologias, as áreas com maior procura pelos munícipes, no site da CMF são os Serviços on-line, Apoios Sociais, Recursos Humanos (questões ligadas a concursos, nomeadamente ofertas de trabalho), Águas do Funchal, Editais e Funchal Alerta.
Durante a apresentação foi igualmente apontado quais os serviços que os munícipes podem já ter acesso on-line e que incluem, nas Águas, desde propostas de novo contrato de fornecimento, a consultar facturas em PDF, adesão ao débito directo, adesão à factura electrónica, comunicação da leitura do contador de água, no Ambiente, os horários de recolha de resíduos, no Trânsito, os requerimentos necessários, nos Apoios Sociais, podem ser enviados os recibos para o Subsídio Mensal de Arrendamento, no Funchal Alerta, a denúncia de ocorrências, na Educação, a inscrição para os manuais escolares, entre outras disponibilidades que serão brevemente disponibilizadas, visto que, como frisou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, este é um site que estará sempre a evoluir e a melhorar.
A terminar, refira-se que 75% das interações dos munícipes com a CMF são já feitas via on-line, no https://www.funchal.pt/.