O impacto da pandemia não é neutro do ponto de vista do género
Muito embora existam muitas mulheres com mérito e que o facto de conseguirem fazer diversas tarefas em simultâneo as ajuda a conciliar a vida familiar – com as crianças em casa, com o fecho das escolas e das creches -, com o (tele)trabalho, também continua a ser um facto de que as mulheres, na sua maioria, têm condições de trabalho, dentro e fora de portas, mais precárias e são menos valorizadas do que os homens. As mulheres são mais atingidas pela precariedade e pelo desemprego, tendem a ocupar postos de trabalho, que muito honestamente, são socialmente menos valorizados, menos reconhecidos, e auferem salários inferiores aos dos homens, mesmo quando ostentam o mesmo nível de qualificação/habilitação. É preciso e imperioso acabar com os preconceitos sistémicos de género.
A trabalho igual, salário igual, diz a lei. Contudo, os dados mais recentes mostram que as mulheres continuam a ganhar menos do que os homens, embora muitas vezes sejam até mais qualificadas. Esta é a realidade. Talvez por isso, a implementação de um verdadeiro sistema de quotas possa ser o primeiro passo para que exista uma verdadeira mudança no campo laboral, que caminhe para a tão almejada igualdade de género.
Todos têm as mesmas oportunidades, diz a lei. Mas, na prática, as mulheres têm muita dificuldade em chegar ao topo das organizações. É necessário criarem-se estímulos à participação igualitária. Muito embora sejam conhecidas as ideais de que o desenvolvimento de novos setores da economia veio contribuir, não só para o desmantelamento da cultura patriarcal, bem como da divisão sexual do trabalho, nas empresas e nas organizações em geral, a verdade é que as mulheres continuam a debater-se com uma velha questão, que se resume a uma menor oportunidade de enquadramento sócio laboral, assim como de desenvolvimento profissional.
Contudo, nada bate a capacidade de concretização de uma mulher.
Margarida Pocinho
Vereadora
Pelouros:
Educação e Cidadania
Ciência, Conhecimento e Inovação
Apoio Social
Prevenção da Toxicodependência
Igualdade de Género
Proteção de Dados
Saúde e Políticas de Longevidade
Empresa Municipal Sociohabitafunchal