Obras do Complexo Habitacional de Santo Amaro IV começam na próxima semana
O investimento da CMF ascende a 120 mil euros
Começam na próxima semana as obras de requalificação do Complexo Habitacional de Santo Amaro IV, na freguesia de Santo António. A empreitada, aprovada pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), representa um investimento na ordem dos 120 mil euros.
O anúncio foi feito pelo vereador com o pelouro das Obras Públicas, Bruno Pereira, sábado, numa visita efetuada ao local, acompanhado da vereadora com o pelouro da Habitação, Helena Leal.
A obra, com prazo de execução até final de dezembro próximo, prevê a recuperação total das fachadas daquele Complexo Habitacional, construído em 2002, sendo composto por 48 fogos de tipologia T3.
A empreitada consiste em vários melhoramentos: revestimentos exteriores; tratamento técnico de betão e de todas as juntas de dilatação; impermeabilização das caleiras da cobertura e colocação de novos tubos; pinturas gerais exteriores e interiores; pinturas das escadarias; pintura das guardas de escada e varandas; pintura das guardas lavandarias e das portas de entrada dos blocos, entre outros.
“Uma grande intervenção, que se irá refletir quer no interior das habitações como em todo o espaço exterior, garantindo a todos os moradores uma melhor qualidade de vida”, explicou Bruno Pereira.
O vereador das Obras Públicas anunciou, por outro lado, que a CMF duplicou este ano o investimento, face a 2002, para obras de conservação e manutenção só no interior das habitações sociais municipais a Este e a Oeste da cidade, de um total de 1.300 habitações sob gestão da Empresa Municipal Sociohabitafunchal. São cerca de 340 mil euros de investimento em 400 habitações. No ano passado foram feitas intervenções em 200 habitações municipais.
Bruno Pereira garantiu que a atual vereação tem vindo a aumentar o investimento destinado à conservação e a manutenção da habitacional social.
“A habitação é para o atual executivo municipal uma prioridade”, assegurou, sublinhando “que o sector esteve esquecido nos últimos anos”.
Neste âmbito, relembrou que desde que a atual vereação tomou posse já investiu 600 mil euros na requalificação, numa 1.ªfase, do Bairro da Ribeira Grande, fez obras de melhoramento nos Conjuntos Habitacionais dos Viveiros III e na Alegria, estando em curso a Empreitada de Promoção da Eficiência Energética nas habitações sociais do bairro do Palheiro Ferreiro.