Obras do Conjunto Habitacional da Quinta Falcão I concluídas
O investimento da CMF ultrapassou os 50 mil euros
Estão concluídas as obras de reabilitação do Conjunto Habitacional da Quinta Falcão I, freguesia de Santo António. O investimento da Câmara Municipal do Funchal ascende a 50 mil euros. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, após uma visita efetuada ao local, acompanhado do vereador Bruno Pereira e do presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro.
O edifício construído em 1996, é composto por 48 fogos (22-T2 e 26-T3), disposto em 6 blocos com 4 pisos.
Pedro Calado explica que a empreitada consistiu em vários melhoramentos, nomeadamente a substituição
de 60 painéis de vidro; tratamento e pinturas das estruturas metálicas; tratamento técnico de betão e rebocos; pintura de paredes, de muretes das floreiras e guardas de escadaria de acesso aos edifícios; reparação de iluminação de escadarias das frações, reparação da casa do lixo, entre outros.
Uma intervenção que, na opinião do presidente da edilidade, se irá refletir quer no interior das habitações como em todo o espaço exterior, garantindo a todos os moradores o” bem-estar” e o “conforto” habitacional.
Pedro Calado lembrou que a CMF duplicou este ano o investimento, face a 2022, para obras de conservação e manutenção das habitações sociais municipais da cidade, de um total de 1.300 habitações sob gestão da Empresa Municipal Sociohabitafunchal.
O presidente da CMF realça que no Orçamento para 2023, a autarquia tem orçamentado 4,8 M€ para a manutenção e reparação de 400 fogos.
“O atual executivo municipal tem vindo a aumentar o investimento destinado à conservação e a manutenção dos complexos habitacionais da Câmara, um sector que esteve esquecido nos 8 anos do executivo da ‘Confiança’, referiu Pedro Calado.
O autarca lembrou que a responsabilidade de reabilitar o parque habitacional social camarário foi um compromisso assumido desde o início do mandato. Neste âmbito apontou, após o início em 2022, a requalificação do Bairro da Ribeira Grande, no montante de 600 mil euros.
Para este ano, já foram feitas obras de melhoramento nos Conjuntos Habitacionais dos Viveiros III, estando em curso a Empreitada de Promoção da Eficiência Energética nas habitações sociais do bairro do Palheiro Ferreiro e a requalificação do Complexo Habitacional de Santo Amaro IV.