Obras na Casa do Voluntário prosseguem em bom ritmo
CMF apoia com 90 mil euros novo projecto da Casa do Voluntário para as pessoas sem-abrigo
A vereadora Helena Leal visitou na semana passada as obras das novas instalações da Associação Casa do Voluntário, nas Cruzes, um espaço cedido pela Câmara Municipal do Funchal em regime de contrato comodato, para desenvolver um projeto social, com pessoas em situação de sem-abrigo.
O projeto é uma parceria entre a Associação e a autarquia, financiado pelo Município em cerca de 90.000€ e as provas prosseguem em bom ritmo estando prevista a conclusão já para o próximo mês.
A vereadora refere que será sempre importante estabelecer este tipo de ligação e parceria com as Associações da RAM, que são as entidades que melhor conhecem e mais proximidade e ligação desenvolvem com a população. Será sempre partindo deste pressuposto de proporcionar mais e melhor apoio à população mais vulnerável, que o Município criará sinergias quer com as entidades do Governo Regional, IPSS e privados, para juntos colaborarem na operacionalização das políticas municipais.
“Esta é uma área que nos preocupa e que nos tem mobilizado a encontrar soluções conjuntas e eficazes. O nosso Município não se encerra em si mesmo, e temos a plena consciência que será sempre na agregação de esforços, que se conseguirá uma cidade cada vez mais humanizada, segura e saudável”, afirma Helena Leal.
O projeto surge enquadrado na Estratégia Municipal para as pessoas em situação de sem-abrigo, sendo que de destacar o apoio que a autarquia dá a várias entidades na área social, bem como o projecto Habitação Solidária, estando já em funcionamento uma moradia na Avenida Luis Camões, para pessoas do género masculino, indo a próxima, na zona dos Barreiros, destinar-se a quatro mulheres em situação sem-abrigo, como veiculou recentemente Helena Leal.