OPF do Funchal ganha mais uma sessão de esclarecimento – São Roque recebe sessão a 17 de Setembro
Além da sessão de esclarecimento de São Martinho, que se realiza no Centro Cívico daquela localidade, a 16 de Agosto, o Orçamento Participativo do Funchal ganhou ontem mais sessão, que vai decorrer, em São Roque, a 17 de Agosto.
O anúncio desta novidade foi hoje concretizado pela vice-presidente Cristina Pedra, no decorrer da sessão de esclarecimento de Santo António e São Roque, correspondendo a um pedido do presidente da Junta de Freguesia, Pedro Gomes, que solicitou que o OPF também fosse numa destas sessões à sua freguesia, isto pela importância da iniciativa e das verbas disponibilizadas pela Câmara Municipal do Funchal para os projectos que propostos e mais votados pelos cidadãos, em quatro categorias.
A vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, que realçou a importância desta iniciativa municipal, bem como os valores em causa, já cativados em Orçamento Municipal, relembrou a função participativa e democrática do OPF, salientando ainda o conhecimento de que os cidadãos têm das necessidades sentidas a diversos níveis para, então apresentarem, as suas propostas.
A autarca frisou ainda o trabalho que foi feito para simplificar e tornar o OPF menos burocrático e ser de mais fácil participação e, sobretudo, de execução, ao contrário do que antes sucedia.
Recorde-se que o OPF, que tem o valor de 550 mil euros, está dividido em quatro categorias: projectos juvenis, dos 14-18 anos, com uma dotação de 100 mil euros, para projectos iguais ou inferiores a 25 mil euros, projectos escolares, para alunos dos estabelecimentos públicos, no valor de 100 mil euros, e para projectos iguais ou inferiores a 50.000, projectos concelhios, com 250 mil euros e projectos iguais ou inferiores a 125 mil e projectos seniores, com 100 mil, para projectos iguais ou inferiores a 25 mil.
Cristina Pedra informou ainda que além das duas sessões de esclarecimento que faltam – sendo possível a apresentação já de propostas, quer presencialmente, quer on-line, num prazo que vai até final de Setembro, a unidade municipal do OPF encontra-se sempre disponível para esclarecimentos.
Esta sessão do OPF que juntou as freguesias de Santo António e São Roque, contou também com a participação do presidente da JF da localidade anfitriã (sessão decorreu no Centro Cívico de Santo António), Ilídio Castro, que apelou à participação no OPF.