Os 33 fogos em construção na Nazaré ficam concluídos em maio de 2025
Cristina Pedra visitou a obra da CMF e destacou a construção de mais 187 fogos, num investimento de 28 milhões de euros
A presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra, juntamente com o vice-presidente Bruno Pereira e a vereadora Helena Leal, visitaram, hoje, a obra de construção de 33 fogos de habitação na Nazaré, freguesia de São Martinho.
A conclusão da obra está prevista para maio de 2025.
Trata-se de um investimento de 4,2 milhões de euros, no âmbito do 1º Direito-Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
Cristina Pedra salientou que a obra decorre de forma “acelerada” dentro do planeamento feito, lembrando que o processo começou a ser trabalhado logo que o atual executivo municipal tomou posse, em outubro de 2021.
A autarca sublinhou que uma parte dos fogos, está destinada a jovens casais, sendo esta uma aposta assumida pela autarquia desde o início, a outra parte será destinada a famílias acima desta faixa etária.
A edil destacou as “boas” condições das 33 frações habitacionais, distribuídas por 12 T1, 12 T2, 8 T3 e 1 T4, cujo projeto de arquitetura foi executado internamente através do Departamento de Urbanismo.
Refira-se outros projetos que estão a ser desenvolvidos para a construção de 187 fogos (Bairros da Penha de França; Quinta das Freiras; Ponte; Nazaré; Centro Histórico), também previstos ao abrigo do programa 1º Direito do IHRU, num investimento de 28 milhões de euros.
Realce-se ainda que, com a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), uma das revisões que a autarquia pretende fazer é implementar “a majoração de construção de habitação a custos controlados” e que, segundo afirma, vai “minimizar” o problema da habitação.