Pedro Calado anunciou, para este ano, reforço dos meios ao dispor dos Bombeiros Sapadores do Funchal
Na cerimónia do Dia Regional do Bombeiro, que decorreu, sábado, na Praça CR7, e na qual foram homenageados vários dirigentes, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou que a autarquia dará inicio, este ano, ao processo de recrutamento e formação de 24 novos elementos para a Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, assim como vai adquirir mais uma viatura de combate a incêndios urbanos de tipologia média, cumprindo-se, assim, a única grande lacuna em termos de veículos disponíveis naquela corporação.
Outra aposta, refere Pedro Calado, são os cursos de promoção.
Entre outras medidas, o presidente do Município do Funchal revelou que Câmara vai também, através da aprovação do atual Regulamento Interno da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, estabelecer qual o dispositivo de socorro, meios e recursos necessários para a cidade do Funchal, assegurando, desta forma, o padrão de intervenção consentâneo com as melhores práticas existentes em cidades de igual dimensão ou superiores à da cidade do Funchal.
Com isso, salientou, a autarquia pretende assegurar que o socorro a todos os munícipes e turistas que nos visitam será “célere e eficiente”.
O autarca defendeu a qualificação dos bombeiros, quadros mais jovens e especializados, progressão de carreiras e equiparação efetuada nas diferentes carreiras profissionais, bem como a profissionalização de carreira e atualização salarial.
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) investe, por ano, mais de 4 milhões de euros para suportar o seu Corpo de Bombeiros Sapadores e financia também a atividade dos Bombeiros Voluntários Madeirenses através da aquisição de serviços complementares aos que são prestados pelos Sapadores do Funchal, informou o autarca.
Pedro Calado apresentou, por outro lado, alguns dados para justificar a importância de dotar as corporações de mais e melhores meios e de lutar por uma “digna e justa” qualificação profissional, uma progressão de carreira “justa, eficiente e equilibrada”, mas, sobretudo, com uma perspetiva de carreira futura.
O Funchal tem 133 bombeiros no ativo, sendo 25 do género feminino e cerca de 29 veículos operacionais. Entre 11 de maio de 2022 e 11 de maio de 2023, os Bombeiros Sapadores do Funchal fizeram 158 mil Km, uma média de 432 Km percorridos por dia. Mais de 10 mil serviços, o que equivale a 27 serviços por dia. Mais de 13 mil horas de intervenção, de sinistralidade e de prevenção. Mais de 219 horas de trabalho por bombeiro em socorro e prevenção. Mais de 6 mil pessoas socorridas, sendo que 300 destas foram no âmbito do Covid-19.
Pedro Calado enalteceu o trabalho, empenho e dedicação dos Bombeiros em prol da segurança da população, lembrando as decisões tomadas, já este ano, pelo atual executivo, com o objetivo de garantir melhores condições de trabalho, bem como fazer a antecipação, em dois anos, da atualização remuneratória, um investimento de 600 mil euros.