Pedro Calado apresenta os avultados investimentos feitos em matéria ambiental no Funchal
A CMF promove a Semana do Ambiente com a dinamização de um vasto leque de atividades
Na abertura da Semana do Ambiente, que decorreu, ontem, na Praça do Município, o presidente da Câmara Municipal do Funchal lembrou os investimentos que tem sido feitos em matéria ambiental, no concelho do Funchal.
No âmbito do Plano de Renovação da Frota, Pedro Calado lembrou que a autarquia adquiriu recentemente cerca de 10 novas viaturas de transferência de resíduos sólidos e outras mais para a recolha de resíduos urbanos. “Temos feito muito investimento em termos de aquisição de equipamentos e de dotar as nossas equipas de mais meios para termos uma cidade mais limpa e asseada”, salientou Pedro Calado.
Por outro lado, reiterou o investimento muito grande que está a ser feito no que diz respeito ao controlo de fugas de águas e controlo de telegestão no concelho do Funchal, um investimento superior a 11 milhões de euros. Pedro Calado deixa um alerta que resulta do facto de, neste momento, o concelho do Funchal apresentar perdas de 60% da água que é adquirida à empresa pública Águas e Resíduos da Madeira.
Para além do trabalho de controlo de fugas e substituição das redes de água, “começamos a fazer nas zonas altas das freguesias de Santo António e São Roque, a substituição dos contadores por contadores inteligentes”. Um trabalho que vai decorrer nos próximos dois anos no concelho do Funchal.
Em termos de reciclagem, o Funchal está com uma taxa acima dos 50 % e a meta, aponta Pedro Calado, é aumentar para níveis mais elevados, reforçando os investimentos e sensibilizando a população para uma maior consciencialização.
“Queremos alertar a população para a questão da proteção do ambiente, da poupança de água e fazer o tratamento correto dos nossos resíduos. A questão do ambiente e da salubridade tem de estar bem presente no nosso dia a dia, aliás, estamos a assistir a nível mundial os efeitos de não ter um ambiente bem cuidado e, aqui no Funchal, queremos dar um bom exemplo, sobretudo, envolvendo a população”, alertou.
A edição deste ano da Semana do Ambiente promovida pela CMF tem como lema ‘Uma Só Terra’ e decorre entre os dias 5 e 9 de junho, na Praça do Município, abordando temáticas diversas em cada dia, desde as alterações climáticas, Parque Ecológico, água, jardins, ambiente e salubridade. “É a primeira vez que é feita esta incitava na Praça do Município desta forma, sobretudo para dar a conhecer à população o que é que a autarquia tem preparado em termos ambientais pelos vários departamentos aqui representados”, revelou Pedro Calado.
As atividades decorrem entre as 09:30 e as 17.30, com animação de rua, exposições, workshops, entrega de prémios, entre outras.