Pedro Calado defende fórum anual de debate dos municípios
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal defendeu ontem a realização de um fórum anual de debate dos municípios, onde pudessem discutir os problemas que enfrentam.
Pedro Calado fez o desafio durante a cerimónia de entrega de “Prémios Municípios do Ano 2021”, que decorreu no Teatro Municipal Baltazar Dias.
«Gostaria que pensássemos todos se faria algum sentido criar um fórum de discussão anual em que puséssemos determinadas questões em cima da mesa e que não fosse só mais um órgão». No fundo, que servisse para cada município colocar “as suas dores” em cima da mesa e também para “espicaçar” de forma positiva e construtiva a questão da descentralização.
Pedro Calado destacou as diferenças que separam os municípios do Continente dos das Regiões Autónomas, sublinhando que passar responsabilidades sem o acompanhamento financeiro, cria dificuldades aos municípios.
Enquanto presidente da Associação de Municípios da Madeira (AMRAM), Pedro Calado assume, que esta, terá de ter um papel diferente junto da população.
Para o autarca, é fundamental colocar na ordem do dia a «coesão territorial» para que os municípios possam definir as suas politicas de sustentabilidade que são diferentes de município para município.
A cidade do Funchal acolheu ontem a 7ª edição prémios Municípios do Ano. Foram nomeados vinte e sete municípios em diversas categorias, tendo sido o município de Águeda o eleito do ano.
Pedro Calado louvou a iniciativa e a sua importância no reconhecimento das boas práticas, assim como dos projetos que são implementados pelas autarquias.
Segundo o autarca, estes prémios significam uma forma de «ter maior representatividade». «Que estes prémios sirvam para criar união», concluiu.