Pedro Calado defende uma participação mais ativa dos jovens na definição das politicas municipais de juventude
O apelo foi deixado, no Conselho Municipal de Juventude do Funchal
O Conselho Municipal da Juventude do Funchal reuniu-se ao final da tarde de ontem, desta segunda-feira, na sala da Assembleia Municipal, no qual participaram diversas Associações Juvenis e representantes das juventudes partidárias.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal que tem à sua responsabilidade o pelouro da juventude, traçou vários objetivos, assumindo que esta uma das áreas que mais o preocupa, dado o período demográfico difícil que estamos a enfrentar, em que «há cada vez mais pessoas idosas e cada vez há menos jovens».
Pedro Calado considera fundamental definir uma boa politica de juventude, apontando desde já como prioritárias, medidas de incentivo à natalidade.
O presidente da autarquia apelou à participação ativa e a um maior envolvimento dos jovens com a sociedade, mas com sentido de responsabilidade e objetivos práticos. Entende que a juventude deve colaborar mais na definição de politicas municipais contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável da cidade.
Entre algumas das medidas já planeadas , Pedro Calado destacou a criação de uma divisão só para área da Juventude, que será chefiada por João Francisco, destacou ainda o facto da edição da Feira do Livro, este ano, ser dedicada à juventude, bem como, envolver a juventude no programa das comemorações do 25 de abril.
O presidente da CMF garante que há condições para uma participação ativa dos jovens de forma dinâmica na governação da cidade, apontando como exemplo, o Conselho Municipal de Juventude do Funchal , em que os jovens que representam as diversas associações e organismos têm voz ativa.