Pedro Calado reitera a aposta do Município do Funchal em politicas de promoção da saúde e bem-estar
Presidente da CMF abriu as 2ªs Jornadas da Associação Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM
Na abertura das 2ªs Jornadas da Associação Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM, sob o tema ‘Qualidade de Vida, Nutrição e Saúde Mental, que decorre na Sala da Assembleia Municipal, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, reiterou a aposta do seu executivo na promoção de qualidade de vida da população, numa definição conjunta de politicas de saúde e bem-estar, com o governo regional e outras entidades.
Aproveitando a presença do Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, o autarca elogiou a forma como o governo regional tem estado presente no terreno e tem apoiado este tipo de iniciativas.
“Desde que chegámos, em 2021, à CMF, não havia este hábito, mas a nossa preocupação tem sido chegar mais próximo das pessoas, também na área da saúde, dando-lhes mais qualidade de vida, complementando a nossa ação em articulação com outras entidades”, sublinhou, lembrando que recentemente foi criado o Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar, com o objetivo de reforçar a ação do Município nesta área.
Referindo-se ao envelhecimento crescente da população na Madeira, Pedro Calado, realçou a importância de cuidar da longevidade, apostando na plena integração dos mais velhos na nossa sociedade, fazendo sentir que são pessoas ativas, nas mais diversas áreas, desde o desporto, participação social, cultura, entre outras.
O presidente da autarquia do Funchal destacou que de todas as politicas municipais, antes da preocupação do investimento público, está o investimento social, o investimento nas pessoas desde os mais jovens aos mais velhos.
Neste âmbito, manifestou total disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar financeiramente e logisticamente as Associações, para “estarmos mais próximo das populações e em conjunto termos uma sociedade mais equilibrada”.
A Associação de Doenças Neuro-Músculo-Esqueléticas da RAM, liderada por Sara Freitas, tem por objetivo sensibilizar a sociedade para esta problemática, bem como providenciar recursos médicos e terapêuticas e ainda promover a investigação cientifica nesta área.