Pedro Calado solicita audiência urgente ao Ministro da Administração Interna
Presidente da Câmara do Funchal quer mais efetivos da PSP nas ruas da cidade
Face aos fenómenos de violência e criminalidade que se tem verificado na cidade no Funchal, nos últimos anos, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal solicitou, na semana passada, o agendamento de uma audiência ao Ministro da Administração Interna, José Luis Carneiro, para abordar uma matéria que tem vindo a assumir primordial importância para o Município do Funchal, que é a questão da segurança de pessoas e de bens.
A carta foi enviada na passada segunda-feira, um dia a seguir à sessão solene do dia da cidade. Pedro Calado durante o discurso da sessão comemorativa dos 514 anos da cidade do Funchal, assumiu com preocupação, o flagelo que hoje é a droga e o álcool que, reconhece, cada vez mais “se apoderam das nossas ruas, dos nossos passeios, dos nossos estabelecimentos comerciais”, lamentando que “nos últimos oito anos, nada se tenha feito sobre esta matéria e, hoje, temos um grande problema para resolver”.
O presidente da autarquia requer, com urgência, o desencadear de medidas concretas de modo a combater, sobre o que considera ser, “um perigo crescente que já se faz sentir em determinadas zonas e artérias desta cidade”.
Pedro Calado lembra que “o Funchal tem se pautado por ser uma cidade associada a uma imagem de segurança, que ao longo dos anos sempre se destacou quer a nível nacional, como a nível internacional, por ser um destino de prestigio e enorme credibilidade, contudo, alerta para “um número crescente de fenómenos de violência e criminalidade, na sua maioria associados ao consumo de estupefacientes, álcool e outras substâncias alucinogénias, sendo agora frequentes as notícias que retratam episódios de agressões bárbaras, violência grupal em zonas noturnas, assaltos de rua e a residências em zonas urbanas do concelho”.
“Estes novos focos de criminalidade, que se tornam cada vez mais frequentes e recorrentes, têm como contraponto o nascimento de um sentimento de insegurança na população residente, colocando também em risco a imagem de cidade segura e pacífica que o Funchal tem vindo a ostentar, essencial para que continue a afirmar-se como destino turístico de excelência”, salientando que em junho de 2022, a atividade turística na Região registou um recorde histórico, com um total de cerca de 950 mil dormidas.
Na missiva enviada a José Luis Carneiro, Pedro Calado solicita a afetação ao Município do Funchal de um maior número de efetivos da Polícia de Segurança Pública, destinados a exercer funções de policiamento e patrulhamento das ruas da cidade, uma vez que este aumento de agentes da PSP se revela agora como essencial para garantir a segurança dos cerca de 110 mil residentes no concelho, bem como dos milhares de visitantes que mensalmente escolhem o Funchal como destino de férias.
Estas são algumas das preocupações que Pedro Calado pretende discutir pessoalmente com o Ministro da Administração Interna, manifestando a sua disponibilidade para se deslocar a Lisboa, já no mês de setembro.
Na audiência com o Ministro da Administração Interna, Pedro Calado, sendo também o Presidente da Associação de Municípios da Madeira, pretende abordar igualmente a questão da segurança que se coloca nos restantes municípios da região.