Plano de Coordenação da passagem do ano 2022/2023
Pedro Calado espera uma noite de “sucesso” e “marcante” a todos os níveis
Decorreu, ontem de tarde, no Salão Nobre, a apresentação do Plano de Coordenação para a passagem do ano 2022/2023. O vereador Bruno Pereira detalhou os meios e os operacionais afetos na noite de fim de ano.
Face à esperada afluência de pessoas na cidade, a segurança foi reforçada e será garantida por efetivos da PSP e Policia Marítima, bem como 70 operacionais dos Bombeiros Sapadores do Funchal; Bombeiros Voluntários Madeirenses e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira.
Em relação aos meios de socorro, estarão no terreno 24 viaturas, incluindo: veículo urbano de combate a incêndios; ambulância de socorro; veículo para operações específicas; veículo de comando tácito; veículo florestal de combate a incêndios e outros.
A estes, juntam-se os meios da Autoridade Marítima: 1 semirrígida; 1 Mota de água e a salvaguarda de salvamento marítimo.
O vereador com o pelouro da Proteção Civil Municipal realçou que todos os postos de fogo estarão cobertos por meios dos bombeiros. No total são 59 postos de fogo, mais quatro relativamente ao ano anterior. Um espetáculo pirotécnico da responsabilidade do Governo Regional.
Já sobre a operação de limpeza urbana, o autarca salientou que envolve 110 funcionários e serão colocados 234 contentores distribuídos pela zona centro da cidade e miradouros. O início dos trabalhos de limpeza ocorrerá pelas 07h00 do dia 1 de janeiro, envolvendo 20 viaturas.
Bruno Pereira pede atenção aos condutores para os condicionamentos de trânsito e os respetivos encerramentos das vias. Alterações que vão constar no edital que será publicado nos jornais e na página oficial do Município nas redes sociais, apelando ainda ao comportamento cívico dos condutores: «evitem o estacionamento irregular que possa causar constrangimentos no trânsito e dificultar a deslocação das viaturas de emergência», recomendando que se desloquem antecipadamente para o local onde vão observar o espetáculo pirotécnico e para as pessoas que vão assistir ao espetáculo pirotécnico na Praça do Povo, na área do Cais 8 ou na Praia do Almirante Reis, pede que se respeite as barreiras que limitam a área de segurança.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal frisou que estão reunidas todas as condições de segurança para que o final do ano seja uma grande noite de festividade, de sucesso e marcante a todos os níveis, turísticos, sociais , comerciais, musicais e de alegre convívio familiar. “Este é um evento familiar, que esperamos que decorra na maior segurança, tal como aconteceu na noite do Mercado”, sublinhou Pedro Calado, que fez questão de lembrar a abertura do Parque de Santa Catarina para uma grande noite de festa, organizada pela autarquia do Funchal, descentralizando um pouco a festividade do centro do Funchal e oferecendo uma vista deslumbrante para observação do fogo de artificio.