Políticas da Câmara Municipal do Funchal não são retórica
Pedro Calado realça reforço dos apoios ao sector económico, mas também aos munícipes
Decorreu hoje, na Sala da Assembleia Municipal do Funchal, a apresentação dos dois programas de apoio da Câmara Municipal do Funchal ao sector económico e que decorrem até ao final deste ano. O ALAVANCAR e o ABRIR, com 450 mil euros e 150 mil, respectivamente.
Refira-se que estes dois programas municipais vão estar em vigor até 2025, tendo uma dotação anual, com mais 20% este ano, como referiu Pedro Calado nesta apresentação, que também contou com a presença da vice-presidente da CMF, Cristina Pedra, que detalhou, com mais pormenor, os dois programas aos muitos empresários presentes.
Na apresentação, o presidente da CMF destacou não somente o reforço das verbas dos dois programas, como também o facto destas duas linhas terem «esgotado», no ano passado, e as empresas estarem a crescer, contribuindo para uma cidade mais dinâmica e com maior crescimento económico.
Aliás, Pedro Calado fez questão de comparar as duas realidades, a Regional e a Nacional, nomeadamente no que se refere ao maior crescimento económico da Região, bem como a diminuição da dívida pública madeirense (89% do PIB quando comparada com 113% no que se refere ao país), salientando ainda que os impostos praticados são menores na Madeira e Porto Santo, o que beneficia os cidadãos.
Neste campo, da redução fiscal, o autarca relembrou ainda as medidas fiscais adoptadas pela CMF em benefício das empresas e dos munícipes, em concreto com «a eliminação da derrama» e «a devolução de 2,5% do IRS» já este ano (3,5 milhões de euros).
Esta redução fiscal associada ao maior investimento público e aos apoios públicos, quer aos empresários, quer aos munícipes (apoios sociais), mas que comtempla igualmente um reforço dos apoios às Juntas de Freguesia faz com que, na Região e no Funchal, consoante sublinhou, as políticas implementadas não sejam mera «retórica», mas promessas cumpridas, que permitem que as famílias tenham mais rendimentos disponíveis.