Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores bate recordes de atendimento
Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores bate recordes de atendimento
O Posto de Turismo do Mercado dos Lavradores registou, no primeiro semestre do corrente ano, 16 656 atendimentos. Este é um valor com grande significado já que é bastante superior aos 14 393 atendimentos efetuados durante todo o ano de 2021. Este significativo acréscimo no número de visitantes explica-se pela fulgurante retoma do turismo a que a Região tem assisto, com particular destaque, neste caso do Mercado dos Lavradores, para a grande dinâmica de navios de cruzeiro que têm atracado no Porto do Funchal.
O Posto de Turismo rececionou, em média, 111 turistas por dia neste primeiro semestre de 2022. O mês de Maio foi o mês mais movimentado, com 4273 visitantes e com uma média de 169 pessoas diariamente. Estes números no mês de Maio devem-se ao facto de que muitos turistas visitaram a Ilha com o propósito de assistir à Festa da Flor e também pelos cruzeiros aportados, mas também os meses de Junho e Abril, com 19% e 16%, respectivamente, dos 16 656 atendimentos realizados.
Em relação ao perfil dos turistas, grande parte dos visitantes têm idades compreendidas entre os 21 e os 60 anos, sendo que a maioria é do sexo feminino.
Quanto aos países de origem, os questionários levados a cabo pela equipa do Posto de Turismo do Mercados dos Lavradores mostra-nos que lidera a França com 28% dos visitantes, seguindo-se Reino Unido (26%), Alemanha (23%), Portugal (13%) e Espanha (10%).
Ao longo do semestre, foi também identificada uma maior diversificação quanto aos países que procuram a Região. Juntam-se aos países já mencionados, a China, Japão, Estados Unidos, Brasil, Lituânia, Canadá, Índia, entre outros.
Refira-se ainda a importância do Posto de Turismo na estratégia criada pela autarquia para uma maior dinâmica comercial no Mercado dos Lavradores, que inclui não só o investimento, no valor de 400 mil euros, presentemente em curso, que visa requalificar e revitalizar o Mercado dos Lavradores, que inclui um restaurante panorâmico, modernizando ainda a Praça do Peixe, possibilitando, desta forma, melhores condições de trabalho, mais segurança e higiene, além de uma maior oferta comercial, mas também o trabalho que está a ser efectuado para para que este espaço de referência do Funchal e da Região seja um polo dinâmico e economicamente atrativo, quer para os funchalenses quer para os turistas.