Praia Formosa em discussão pública na primeira quinzena de agosto
Abertura de procedimento da Unidade de Execução irá esta quinta-feira à reunião da Câmara Municipal do Funchal
Será no final da primeira quinzena de agosto que a Câmara Municipal do Funchal conta colocar à discussão pública a Unidade de Execução da Praia Formosa.
A consulta e a participação pública, estarão acessíveis a qualquer cidadão, online, através do portal do município, em funchal.pt, sendo certo que a atual vereação ainda antes realizará uma conferência de imprensa e fará a devida publicitação, com o intuito de alertar os munícipes e incentivar a que participem nesta iniciativa.
PDM não será suspenso
Como já foi tornado público, a Câmara Municipal do Funchal não vai suspender o PDM na zona da Praia Formosa, tendo optado pelo desenvolvimento de uma Unidade de Execução, com o objetivo de “salvaguardar os interesses públicos e promover o desenvolvimento urbano sustentável e equilibrado daquela zona “, como nos adianta o vereador João Rodrigues, com o pelouro do Urbanismo e Ordenamento do Território.
A Câmara Municipal do Funchal pretende requalificar, até 2025, toda aquela área da Praia Formosa, cujos atuais terrenos são privados e correspondem a uma área total de 111.000 metros quadrados. Destes, está prevista uma cedência de aproximadamente 54.000 metros quadrados, por parte dos promotores, para jardins públicos, uma promenade com uma extensão de 1.000 metros, estacionamentos rotativos públicos e cobertos (entre 600 a 650 lugares), 8 a 9 acessos ao mar, públicos e gratuitos, ficando ainda áreas reservadas à instalação de infraestruturas de apoio à praia, que serão posteriormente concessionadas.
“Esta Unidade de Execução permitirá criar um grande espaço de fruição público, que integra generosas áreas para a prática de desporto e lazer, assim como melhora as condições de mobilidade e cria condições de estacionamento ordenado”, sustenta João Rodrigues.
Parque Urbano com 38.000 m2
Com a Unidade de Execução da Praia Formosa, o Funchal ganhará um Parque Urbano Público, de 38 mil metros quadrados, superior ao Parque de Santa Catarina.
“O plano cria as premissas para que possam surgir espaços para a prática de desportos variados, que contribuam para um estilo de vida ativo e saudável”, revela o vereador do município, que deixa um apelo, para que “as pessoas participem e digam o que acham melhor, em termos de equipamentos, a serem instalados no parque verde, porque são os munícipes que vão usufruir daquele espaço”.
A Unidade de Execução prevê ainda uma reestruturação geral das vias existentes, com o intuito de melhorar o fluxo de tráfego e beneficiar toda a circulação viária, pedonal e velocípede.
A consulta e participação pública da Unidade de Execução da Praia Formosa estender-se-á por 20 dias úteis, a partir da data da sua publicitação, que deverá se iniciar na segunda semana de agosto.