Problema dos esgotos em Santo António resolvido até final do verão
Saneamento básico abrangerá todo o Funchal após conclusão das obras
Pedro Calado prometeu resolver o problema dos esgotos a céu aberto na freguesia de Santo António, uma promessa concretizada até ao final do verão.
A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal do Funchal, após se inteirar do decorrer dos trabalhos. Estão em curso as obras de reparação da rede de águas residuais na Levada do Curral e Castelejo, um investimento de 50 mil euros, a que se juntam mais 85 mil euros aplicados na nova rede de abastecimento de água potável, escoamento de águas residuais e pluviais na Rampa do Pico do Cardo.
Pedro Calado explica que esta última intervenção na rede de água visa substituir as tubagens por outras com melhores caraterísticas e maiores dimensões, garantido “um melhor serviço de abastecimento de água potável com mais caudal e, deste modo, resolver o problema das perdas de água. Por outro lado, pretende-se resolver os problemas dos esgotos com uma rede de saneamento básico, obras há muito reivindicadas pela população”.
Pedro Calado informou que “no setor mais oriental da cidade há ainda 1.500 famílias que vivem em moradias com fossas sépticas e descargas a céu aberto, um atentado contra o ambiente e a saúde pública que o anterior executivo da coligação ‘Confiança’ não resolveu.
“Foram problemas identificados pela coligação ‘Funchal Sempre à Frente-PSD/CDS’ durante a campanha eleitoral, tendo assumido, nessa altura, o compromisso com as populações de resolver a situação”, lembrou.
Em relação ao tubo de esgotos, uma obra que a população classificou de “grande aldrabice” construído pela anterior vereação da ‘Confiança’ que passa sobre a levada que liga ao Curral das Freiras, o edil referiu que a obra está a ser corrigida.
Trata-se de uma intervenção para repor uma estrutura de suporte para uma rede de escoamento de águas residuais, com uma extensão de 60 m. Essa estrutura de suporte foi dimensionada também para a construção de um muro de suporte a um terreno adjacente, o que confere também uma proteção à rede de queda de pedras provenientes desse terreno. Sendo uma levada muito frequentada por turistas, será executada uma varanda na zona da intervenção para proteção das pessoas.
Esta obra permite a ligação dos esgotos à rede publica e à Estação Elevatória dos Socorridos. O presidente da CMF garantiu que o Funchal chega aos 100% de cobertura de saneamento básico com a conclusão destas obras.
Acompanharam Pedro Calado nesta visita, os vereadores com os pelouros das Obras Públicas, Bruno Pereira e do Ambiente, Nádia Coelho, e o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro.