Programa Erasmus + de Gaia passou pelo Funchal
O programa Erasmus + do Município de Gaia “EU/ON SCALING UP” inclui um Roadmap pelas capitais de distrito, incluindo o Município do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, denominado “EU/ON THE ROAD FUNCHAL”.
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco acolheu este intercâmbio que decorreu no dia 22 de abril, entre as 11:30 e as 13:00.
Neste âmbito, o Município do Funchal foi convidado a estar presente, através da vereadora com o pelouro da Educação e Valorização Social – Engª Isabel Costa, dando o seu contributo e experiência, como facilitadora para soluções, mediante problemas identificados pelos jovens.
Outros decisores políticos foram também convidados e estiveram a participar, interagir e contribuir com as suas experiências nos vários temas abordados, nomeadamente, o Diretor Regional da Juventude – Eng. João Rodrigues e a Diretora Regional dos Assuntos Europeus – Dra. Fernanda Cardoso.
Em cada área (inclusão, cidadania, ambiente, energias renováveis e saúde) são identificados vários problemas. Os jovens mediante cada tema, reuniram-se em mesas de cinco elementos e cada grupo discutiu entre si quais os problemas e quais as soluções. Posteriormente os decisores políticos são convidados a juntar-se aos grupos e debatem com eles ideias, estratégias e soluções.
Todos os decisores passaram por todos os grupos, dando a sua colaboração e visão sobre cada temática. Isto permitiu que os jovens pudessem debater ideias e soluções que melhor correspondam aos problemas encontrados nas áreas em discussão, contribuindo assim para um potencial de soluções, face as áreas onde se identificaram vários problemas.
Na etapa final, depois de todos os decisores terem partilhado as suas ideias com todos, cada grupo apresentou as melhores soluções possíveis para a área que lhes tinha sido atribuída.
Este partilhar e esta interação com quem está à frente dos organismos públicos, permite aos jovens, perceber que os decisores políticos estão disponíveis para os ouvir, dando assim a possibilidade de haver esta interação que permite saber que as suas opiniões também são ouvidas e podem ser refletidas mais tarde em decisões que venham a ser tomadas pelas pessoas que tutelam organismos públicos.
Ficam a palavras de esperança, partilha, interação, conhecimento, inovação, entre outras, como um reflexo desta magnifica experiência, proporcionada através do programa Erasmus+.