Projecto de Requalificação do Largo da Fonte encontra-se em elaboração
Segurança e tranquilidade são a aposta da CMF para o Arraial do Monte
O presidente da Câmara Municipal apresentou hoje, no Largo da Fonte, a Festa de Nossa Senhora do Monte de 2022, em concreto o arraial que se celebra no início da próxima semana, domingo e segunda, sendo que as Novenas já começaram a 05 e terminam a 13.
Como salientou Pedro Calado, «festividades» serão «mais controladas», isto em relação a «anos anteriores», até porque o que se pretende «é voltar a ter uma festa com um impacto muito mais religioso do que propriamente um arraial festivo de música».
Para a Câmara Municipal do Funchal, em articulação com a Junta de Freguesia e a Paróquia do Monte, esclareceu o autarca, «o mais importante, nesta fase, é voltarmos a dar tranquilidade e segurança às pessoas que, ao longo dos últimos anos e por vários motivos, se afastaram do Largo da Fonte. O passado é o passado, vamos aprender com os erros que aconteceram. Neste momento, há que trabalhar para dar segurança a quem vive aqui, a quem nos visita e voltar a ter um a com um arraial em honra de Nossa Senhora do Monte, mas um arraial com um carácter mais religioso».
Nesse sentido, não será permitido fogo de artifício, como antes acontecia, sendo que também, não haverá grandes concertos e as actuações musicais serão de cariz mais tradicional e com as colunas voltadas para a estrada e não para a encosta, «por motivos de segurança».
Pedro Calado adiantou ainda que está em estudo «a requalificação do Largo da Fonte», projecto que é um compromisso da autarquia», sendo que o objectivo é que esteja «pronto o mais rapidamente possível».
No entretanto e em preparação para a Festa de Nossa Senhora do Monte, a autarquia já efectou alguns trabalhos no sentido de dar mais segurança à população e visitantes, nomeadamente com limpezas e reforço das áreas de circulação, com vedações e melhoria nos pisos.
Note-se ainda que o investimento municipal ascende a cerca de 50.000 euros e inclui também o reforço do policiamento. Refira-se igualmente que este ano haverá cerca de 40 barracas de comes e bebes e de outros artigos tradicionais no Arraial do Monte, sendo que a animação divide-se por três locais: Largo da Fonte, Adro da Igreja e Largo das Babosas.