“Projeto de Monitorização de abrigos de Morcegos no Parque Ecológico do Funchal” premiado em concurso nacional
A Câmara Municipal do Funchal, através do Parque Ecológico do Funchal, em conjunto com a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, venceram o concurso Biodiversidade: Preservar e Regenerar, do programa ECO-Escolas.
Este concurso de âmbito nacional, teve a participação de 72 escolas, sendo o “Projeto de Monitorização de abrigos de Morcegos no Parque Ecológico do Funchal” o escolhido, premiando assim as instituições, o grupo de alunos, professores e colaboradores do Parque Ecológico do Funchal.
Um dos principais objetivos deste projeto é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação da biodiversidade, mediante a realização de trabalhos centrados nesta temática, que neste caso particular, utilizaram os morcegos como modelo, os únicos mamíferos nativos do arquipélago da Madeira.
O trabalho foi realizado pela turma 8º10, selecionada pelo interesse e curiosidade que os alunos manifestaram, em sala de aula, relativamente aos morcegos.
O trabalho de campo destes alunos, consistiu essencialmente na colocação das caixas/abrigos em diferentes áreas do Parque, caraterização do habitat e monitorização dos abrigos com objetivo de detetar a presença/ ausência das três espécies de morcegos, nomeadamente o morcego orelhudo cinzento (Plecotus austriacus), o morcego da Madeira (Pipistrellus maderensis) e o morcego arborícola pequeno (Nyctalus leisleri verruncosus).
Paralelamente, foram realizadas diversas atividades na escola para desmistificar e sensibilizar a comunidade escolar para a importância de conservar a vida selvagem, que é fundamental para a manutenção da saúde dos ecossistemas e dos serviços que nos proporcionam que são essenciais à nossa sobrevivência.