Protocolo entre o Município do Funchal e o Clube de Montanha do Funchal beneficia o Parque Ecológico do Funchal, promovendo a biodiversidade e a conservação da natureza: Cristina Pedra relembra investimento na reflorestação e no Centro de Recepção e Interpretação
Decorreu, hoje, no Salão Nobre, a assinatura de um protocolo entre o Município do Funchal e o Clube de Montanha do Funchal, cerimónia que contou com a presença da presidente e da vereadora com a tutela do ambientem entre outras, respectivamente, Cristina Pedra e Nádia Coelho.
Cristina Pedra realçou «o grande investimento» que a autarquia tem realizado, no Parque Ecológico do Funchal, «activo estratégico», mormente desde «2022». Num dos dois «eixos» de investimento são já cerca de 1 milhão e 740 mil euros, na «conservação da natureza, limpeza e reflorestação com espécies nativas», num total de «290 hectares», com «95 mil plantas», a que acresce 290 mil na Requalificação do Centro de Recepção e Interpretação.
A presidente da CMF destacou «a extrema qualidade» desta infraestrutura, nomeadamente a sua «vertente pedagógica».
Com a duração de três anos, este protocolo visa estabelecer uma parceria estratégica entre as duas entidades, com diversos objetivos, entre os quais se destaca a implementação de um programa de voluntariado corporativo. Através deste programa, os colaboradores do clube terão a oportunidade de participar em ações de voluntariado no Parque Ecológico do Funchal (PECOF), contribuindo ativamente para a conservação da natureza e preservação deste espaço municipal.
O protocolo prevê a atribuição de uma parcela de terreno de aproximadamente 4 hectares ao CMOF, que será mantida e plantada. Esta iniciativa contribuirá para a valorização do PECOF, promovendo a biodiversidade e a conservação da natureza.
Para o CMOF, este acordo representa uma oportunidade única de reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. O clube desenvolve atividades desportivas e de lazer, com destaque para a organização do Madeira Island Ultra Trail, que na edição deste ano, permite que os atletas prescindam dos brindes de prova (t-shirt), revertendo esse valor para a doação de plantas para o Parque Ecológico do Funchal.
Em contrapartida, o Município do Funchal beneficiará com a garantia que esta área será mantida e plantada pelo trabalho voluntário do CMOF, reforçando o seu compromisso com a gestão sustentável do Parque Ecológico e a promoção da sensibilização ambiental.