Prova de Mar “ SACA” realiza-se sábado
Pedro Calado refere que este evento marcante da natação vai enriquecer o programa festivo do dia da cidade
Integrado nas comemorações do dia da cidade do Funchal, realiza-se no próximo sábado, a 27ª edição da Prova de Mar José da Silva “SACA”, com partida às 11h00, no Cais do Funchal e chegada no Complexo Balnear da Barreirinha, uma distância aproximada de 1000 metros.
A competição organizada em conjunto, Câmara Municipal do Funchal, Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e Associação de Natação da Madeira, conta com a participação, aproximada, de 150 a 200 atletas.
Durante a apresentação que decorreu esta tarde, no Salão Nobre, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) lembrou que um dos objetivos desta prova é homenagear um atleta do Clube Desportivo Nacional que nos anos 60 e 70 do século passado era um apaixonado pela natação de mar, onde praticamente todos os dias nadava no mar na zona velha, mais precisamente na zona da barreirinha.
O evento de âmbito regional é constituído pela vertente competitiva e vertente popular. Será atribuído um prémio monetário de 100 euros a cada vencedor absoluto de cada categoria, masculinos e femininos.
Pedro Calado realçou o significado desta prova para a cidade e a importância de dar continuidade a este tipo de eventos, reiterando o apoio da autarquia às entidades parceiras do evento para a sua dinamização, contribuindo deste modo para fazer crescer o interesse por esta modalidade., que para além de contribuir para enriquecer o dia da cidade do Funchal, é também marcante para a natação, precisamente face à sua elevada participação.
Por outro lado, Pedro Calado aproveitou o momento para deixar outra mensagem relativo ao consumo de drogas. O autarca considera fundamental a realização de eventos quer sejam do desporto , da música e da dança , para “retirarmos os nossos jovens da droga, um pesadelo que assola a nossa sociedade”. “Temos de conseguir através destas atividades e em colaboração com diversas entidades, que os nossos jovens entrem noutros caminhos com um estivo de vida completamente diferente”, defendeu.
Pedro Calado manifestou-se “ triste” com as noticias vindas a público, hoje, na comunicação social, dando conta de intoxicações por consumo de substâncias psicoativas entre os mais jovens no Porto Santo.
Além da Prova de Mar José da Silva “SACA”, realiza-se no mesmo dia, sábado, 20 de agosto, pelas 15h00, a Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior, na qual o presidente da CMF, juntamente com o ex-vereador, Henrique Costa Neves, vão participar.