Próximas sessões de esclarecimento do OPF decorrem em Santo António e São Martinho
Próximas sessões de esclarecimento do OPF decorrem em Santo António e São Martinho
Vice-presidente apela à participação no Orçamento Participativo do Funchal
Decorreu, ontem, na Escola Básica dos Louros, a segunda sessão de esclarecimento do Orçamento Participativo do Funchal, sendo que a próxima decorre, já na próxima semana, mais concretamente, a 02 de Agosto, no Centro Cívico de Santo António, sendo destinada às Freguesias de Santo António, a segunda mais população do Funchal e a de São Roque, embora como notou a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, apelando à participação, qualquer pessoa, mesmo de outras freguesias do concelho, pode participar nestas sessões.
Nesta sessão de esclarecimento, que juntou pessoas de Santa Maria Maior, Monte e São Gonçalo, Cristina Pedra voltou a relembrar o valor que a autarquia, cativou, para o Orçamento Participativo do Funchal, cerca de 550 mil euros, bem como quais as categorias, que são quatro, em concreto, projectos juvenis, destinados a jovens entre os 14-18 anos, com uma dotação de 100 mil euros, no máximo de 25 mil por projecto, escolares, para alunos dos estabelecimentos de ensino público, também com dotação de 100 mil euros, mas já com um máximo de 50 mil por projecto, concelhios, para maiores de 18 anos, e dotação de 250 mil euros, com 125 mil euros, no máximo, por projecto, seniores, para maiores de 55, estando disponível 100 mil euros, também até 25 mil por projecto.
A última apresentação do OPF será na freguesia mais populosa do Funchal, a de São Martinho, a 16 de Agosto no Centro Cívico da localidade.
Para participar, isto é para apresentar propostas, sendo que cada participante tem o direito de apresentar, uma única proposta e em nome individual, basta proceder à inscrição prévia em cmfonline.funchal.pt.
Note-se que para cada proposta é preciso atestar a sua viabilidade, mas também apresentar três orçamentos.
Depois destas sessões de esclarecimento, estando já em vigor a apresentação de propostas, que decorre até Outubro, ou seja, ainda há mais de dois meses para o fazer, seguir-se-á a análise técnica, para, em Novembro, decorrer a votação, sendo que os resultados serão apresentados em Dezembro, prevendo-se que os projectos comecem a ser implementados já no início do próximo ano.
Refira-se que o voto é universal – desde que as pessoas estejam inscritas – mas cada um apenas pode votar em dois projectos distintos.
A votação pode ser feita on-line, no op.funchal.pt, ou ainda presencialmente nos pontos de votação.
Quaisquer dúvidas podem ser explicadas via orçamento.participativo@funchal.pt ou por telefone com a Unidade de Gestão Participativa, via 291211 000, extensão 2206.