“Que a nossa força simbolize união e paz por todos os que sofrem!”
“Que a nossa força simbolize união e paz por todos os que sofrem!”
“Que a nossa força simbolize união e paz por todos os que sofrem!”
A mensagem foi escrita pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) num dos quadros “Peace Takes Love”, na exposição alusiva à guerra na Ucrânia patente no átrio do edifício dos Paços do Concelho, e que foi ontem inaugurada.
A exposição intitulada “Direitos Invioláveis”, da autoria de Andreína de Canha, pode ser apreciada pelo público até 18 de abril. Esta mostra visa, como explicou a artista, demonstrar apoio à paz na Ucrânia e o repúdio à guerra, bem como sensibilizar as nações para o facto de que “a guerra é sinónimo de violações de direitos elementares”.
O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, qualificou esta exposição como mais um «pequeno gesto» que denota a solidariedade da Região para com o povo ucraniano, realçando que «juntando todas estes gestos vamos marcando a diferença e sobretudo vamos apelando à consciência dos cidadãos para tornarmos uma vida bem diferente».
O autarca enalteceu o povo ucraniano, que na sua opinião, tem dado uma grande lição de perseverança, força, patriotismo, lealdade e união a todo o mundo, dada a sua capacidade de resistir de forma surpreendente à repressão perpetrada pela Rússia. «Tem sido um ensinamento para toda a Europa», vincou.
Pedro Calado lembrou que para além do «apoio muito grande» que o Governo Regional tem dado à comunidade que se encontra na região, a CMF tem também disponibilizado ajuda e neste momento está a trabalhar num programa para criar condições de arrendamento para pessoas que cheguem à Madeira e não tenham possibilidade de ter no imediato a sua casa. «Nós estamos a fazer muita coisa dentro de aquilo que é possível fazer. Não conseguimos levar a Paz, mas conseguimos ajudar as pessoas que chegam à procura de paz a ter, na Região, a sua residência. Nós estamos aqui disponíveis para incentivar a que comecem uma vida diferente», defendeu.
A exposição é composta por duas obras: “ No War-Direitos Invioláveis “, realizada através da técnica mista, e “ Peace TakesLove”, feita em acrílico, óleo e spray.
A primeira obra é inspirada numa parede de uma cidade em guerra , onde uma mensagem é violada por disparos, acabando com a vida do artista que estava a escrever, deixando para trás o seu casaco banhado de sangue.
Já a segunda, tem a finalidade de transmitir uma mensagem de apoio para o povo da Ucrânia , onde as pessoas podem expressar através das palavras , o sentimento de solidariedade escritas na tela. Esta obra contempla uma mão que liberta a bandeira da Ucrânia , simbolizando a liberdade, a esperança e a solidariedade para com os ucranianos.