Requalificação da rotunda de Santo António está concluída
Pedro Calado cumpriu compromisso de ter a obra pronta antes do Natal.
Já estão concluídas as obras da nova rotunda rodoviária dos Álamos, Santo António. Apenas só falta tratar dos espaços verdes e das marcações rodoviárias no piso, sinalização que será feita durante o período nocturno para não atrapalhar o trânsito.
Há um mês o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, aquando de uma visita para se inteirar do andamento das obras, pediu aos empreiteiros a máxima urgência na conclusão dos trabalhos de requalificação da rotunda da Ponte, em Santo António, estimando o prazo até meados de Dezembro, antes da quadra natalícia. A obra caracterizou-se não só pelo alargamento da rotunda com duas faixas de rodagem de 4,50 metros cada, bem como pelo alargamento do passeio entre a Rua do Marítimo e o Caminho da Igreja.
De destacar ainda, dos trabalhos que constituem esta empreitada, a deslocação do abrigo de autocarros para uma nova doca de paragem criada na Avenida da Madalena, a introdução do melhoramento das redes de água e saneamento básico, uma nova iluminação pública, o reforço da pavimentação dos passeios e faixas de rodagem, assim como a criação e tratamento dos espaços verdes e a nova sinalização vertical e horizontal. Um investimento que ascendeu a 200 mil euros.
Pedro Calado lembrou que as obras estiveram paradas durante muito tempo provocando muito congestionamento no trânsito e criando transtornos na vida quotidiana das pessoas.
«Face ao volume de automóveis que esta artéria recebe diariamente, havia a necessidade de dar mais celeridade a esta obra melhorando a circulação automóvel de Santo António», referiu o autarca.
Pedro Calado anunciou que a autarquia vai atribuir à rotunda o nome da Madre Virgínia Brites da Paixão – conhecida religiosa do Lombo dos Aguiares, cujo processo de beatificação está em curso. A norte da rotunda vai ser colocada uma estátua em sua homenagem.