Requalificação do antigo edifício do matadouro concluída no final do primeiro semestre de 2022
O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, acompanhado de vários elementos do departamento de Cultura, do vereador Bruno Pereira e de alguns técnicos encarregues do projecto, visitou as obras de requalificação do antigo matadouro.
O objectivo foi inteirar-se do andamento das obras, o que está a ser feito e o que ainda é possível fazer no sentido de melhorar a acessibilidade e o funcionamento daquele espaço que se tornará num polo cultural da cidade do Funchal. Trata-se de um enorme projecto para a cidade, cujo investimento cofinanciado pelo Turismo de Portugal ascende aos 4 milhões de euros.
Após a visita, Pedro Calado referiu que há ainda muito por fazer e quer ainda estudar algumas situações que não estavam inicialmente previstas no atual projeto.
«A situação da mobilidade viária e pedonal no acesso ao edifício, bem como a análise dos estacionamentos ali existentes, são disso exemplos», observou.
Segundo o presidente da autarquia, esta visita serviu para fazer o ponto da situação das obras, estudar as acessibilidades ao matadouro, fazer umas pequenas alterações e correções à obra.
O autarca verificou que há algumas correções que têm de ser feitas. «Estamos a estudar algumas alterações ao projeto existente conjuntamente com o empreiteiro. Vamos proceder a alterações no sentido de dar um melhor funcionamento, quer em termos de acessibilidade, quer em termos de instalações deste espaço que vai criar muitos postos de trabalho», sublinha.
Pedro Calado considera que a requalificação do antigo edifício do matadouro do Funchal tem todas as condições para se tornar num grande polo e centro cultural para todos os madeirenses, pelo que, sublinha, era importante fazer esta visita nesta altura, para «termos a consciência do que está a ser feito e do que se pode ainda vir a fazer em termos de construção e melhoramento de algumas áreas previstas no projecto».
Segundo foi dado a conhecer pelos empreiteiros no local, esta obra ficará concluída no final do primeiro semestre do próximo ano, em 2022.