Requalificação do Centro de Convívio de Santa Luzia fica concluída no final de maio de 2023
Trata-se de um investimento de 270 mil euros e terá o nome de Virgílio Pereira
A execução da obra de requalificação do Centro de Convívio de Santa Luzia foi uma promessa eleitoral do atual presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) e será concretizada no final de maio do próximo ano.
A obra iniciou-se no inicio de junho, tendo sido estabelecido um prazo para a sua realização de um ano e “será cumprido”. Trata-se de um investimento de 270 mil euros, anunciou Pedro Calado que esteve, no local, a inteirar-se do andamento das obras, acompanhado do vereador das Obras Públicas, Bruno Pereira e do executivo da Junta de Freguesia, liderado por Tiago Rodrigues.
O presidente da CMF considera estar perante “uma obra estrutural que vai enriquecer muito a freguesia”, já que “vai proporcionar um contacto intergeracional importante, numa freguesia com 5.490 residentes, segundo os Censos de 2021”.
Este espaço irá denominar-se Centro de Convívio Professor Virgílio Pereira, em homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Pedro Calado explica que o edifício existente está a ser todo recuperado. Devido às infiltrações foi retirada a cobertura e será deitada uma nova laje. As salas estão a ser requalificadas e será colocado um novo pavimento. O projeto inclui a ampliação do edifício, fazendo o aproveitamento do espaço subterrâneo de 180 metros quadrados, duas rampas de acesso, para facilitar a mobilidade das pessoas com deficiência motora, um estacionamento e novas instalações sanitárias. O autarca refere que toda a zona será reabilitada, com um novo passeio e acessibilidades melhoradas.
“Nós estamos a transformar esta infraestrutura num centro intergeracional com melhores condições, porque sentimos que é uma importante resposta não só para a população idosa como também para os mais novos que vivem nesta freguesia”, frisou, sublinhando que “este foi um dos primeiros investimentos prometidos à população”.
Além desta obra, o presidente da CMF visitou vários sítios da freguesia de Santa Luzia, onde teve a oportunidade de contactar alguns munícipes e inteirar-se de outros projetos e de infraestruturas onde são necessárias fazer melhoramentos, nomeadamente ao nível rodoviário. Pedro Calado e a restante equipa visitaram ainda a Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar da Pena e o Centro Cultural e de Investigação, localizado na Rua Nova do Matadouro, cuja inauguração deverá ocorrer até ao final de 2023. A visita à freguesia de Santa Luzia realizou-se no âmbito da ação política, intitulada ‘Roteiro de Proximidade com as Freguesias’. O presidente da autarquia do Funchal e a sua equipa vão percorrer as 10 freguesias até final do ano, tenho já passado pelo Monte.