Serviços da Câmara do Funchal podem ser pagos nas Juntas de Freguesia
Medida descentralizadora oferece facilidade e comodidade aos funchalenses
A partir do dia 1 de janeiro, o pagamento da água, das rendas, das taxas de cemitérios, de publicidade, dos cartões de morador, da ocupação de via pública, entre outros vários serviços disponibilizados pela Câmara Municipal do Funchal, poderá ser realizado em todas as juntas de freguesia que não estão no centro da cidade, com é o caso de São Marinho, Santo António, Santa Maria Maior, São Roque, São Gonçalo e Monte.
Com esta medida de descentralização, o município do Funchal proporciona uma maior proximidade, facilidade e comodidade aos funchalenses, para que possam cumprir com as suas obrigações, sem terem de se deslocar ao centro do Funchal, à Loja do Munícipe.
Para o efeito, a CMF dotará as juntas de freguesia com os meios adequados, de formação dos recursos humanos, apoio técnico especializado, disponibilização de aplicação informática e dos terminais de multibanco e respetivos custos associados, sem as onerar.
Esta medida surge na sequência dos novos contratos inter-administrativos, celebrados com as 10 juntas de freguesia do concelho do Funchal, permitindo colocar o enfoque na prestação de um melhor serviço ao munícipe.
Recorde-se que os contratos assinados recentemente, representaram um aumento de 30% nas transferências de verbas da autarquia para juntas, ou seja, mais 512 mil euros em relação a 2022. Ou seja: a CMF transfere, no próximo ano, 2,2 milhões de euros para as Juntas de Freguesia.