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Dados Estatísticos

Linha do Ambiente

O serviço de atendimento da Linha do Ambiente do Departamento registou 11.803 atendimentos em 2020, de acordo com a tipologia apresentada no gráfico.

Grafico2020.jpg

Neste serviço foram vendidos 1625 contentores, dos quais 473 para a deposição de resíduos indiferenciados, 360 vidrões, 432 embalões, 360 papelões e sacos azuis.

 

Pragas urbanas 

 Mosquito Aedes Aegypti

No âmbito do Plano Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença Dengue, foram reportados em 2020 à Linha do Ambiente 34 casos de indícios da presença deste inseto. Estes casos foram identificados e realizados todos os procedimentos habituais.

 

Rato doméstico (Mus musculus) e rato de esgoto (Rattus norvegicus)

No que concerne ao combate à praga urbana – rato doméstico e rato de esgoto foram efetuadas 72 ações de desratização em locais públicos, numa área de 2,24 Km2.  Relativamente à campanha de distribuição de raticida aos munícipes, em 2020 foram realizadas 897 entregas, total de 785 kg e 259 armadilhas, numa área total estimada de 1,52 Km2.

Sensibilizações

Em 2020 o Serviço de Estudos e Planeamento (SEP) realizou no total cerca de 5.907  sensibilizações no terreno, de pedidos da Linha do Ambiente, Funchal Alerta e Novos Consumidores.

 

CAMPANHAS

Ao longo do ano de 2020 o Departamento de Ambiente dinamizou várias campanhas, tais como:

“Entrega Gratuita de Compostores” - Campanha que visa promover a valorização de resíduos orgânicos através do projeto “Compostar – Outra Forma de Reciclar”. Os compostores são entregues a agregados familiares que possuem habitações com jardins e hortas.
As equipas de sensibilização realizam sensibilizações porta a porta assim como a entrega destes equipamentos. Até 31 de dezembro de 2020 foram entregues cerca de 2697 compostores.

“Clean Up The World” – No âmbito da campanha mundial “Clean Up The World”, inserida no programa de Ambiente das Nações Unidas, a Câmara Municipal do Funchal associou-se a esta iniciativa com uma Limpeza do Mar à Serra em todo o concelho, inicialmente programada para o dia 25 de novembro, mas devido às condições atmosféricas teve de ser adiada para o dia 4 de Dezembro. Nesta campanha participaram cerca de 270 voluntários e os colaboradores do Departamento de Ambiente e foram recolhidas 4500 kg de resíduos.

“Funchal Sem Beatas – 5ª Edição” – Realizada em setembro, esta campanha pretende dar continuidade ao projeto anteriormente implementado e visa alertar a população para a deposição de beatas nos locais próprios, nomeadamente: nos cinzeiros, nas ecopontas, nas papeleiras dotadas de cinzeiro, nos contentores de resíduos indiferenciados, entre outros. Nesta campanha foram distribuídos gratuitamente cerca de 300 cinzeiros no comércio, com destaque para os locais onde se verifica uma elevada deposição incorreta de beatas.

Campanha de profilaxia médica destinada a cães e gatos – Durante o ano de 2020 a Câmara Municipal do Funchal, em parceria com todas as juntas de freguesia do concelho, realizou uma campanha de profilaxia médica gratuita para cães e gatos, que incluiu a vacinação antirrábica, colocação de transponder, desparasitação interna, registo dos animais identificados no SIAC e licenciamento na junta de freguesia (quando aplicável). Foram vacinados contra a raiva 358 cães e 113 gatos e identificados eletronicamente 131 cães e 86 gatos.

Campanhas de Recolha Gratuita de Monstros – Por forma a promover as boas práticas de cidadania e o respeito pelos equipamentos e espaços públicos, a Câmara Municipal do Funchal voltou a dinamizar, em parceria com algumas Juntas de Freguesia do Concelho, Campanhas de Recolha Gratuita de Monstros. Foram recolhidos um total de 9.150 Kg de resíduos volumosos nas três campanhas de recolha. Note-se que apesar da realização destas campanhas os serviços de remoção recolheram 1.046.460 Kg de resíduos volumosos abandonados na via pública, nas casas dos munícipes e nas instalações de empresas.

 

CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO

Ao longo do ano de 2020 o Departamento de Ambiente dinamizou igualmente campanhas de sensibilização, tais como:

“Sarjetas sem lixo” – A campanha de sensibilização “Sarjetas sem lixo” realizou-se pela primeira durante o mês de junho e teve como objetivo sensibilizar a população em geral para não colocar resíduos nas sarjetas. É importante relembrar que “as sarjetas servem para escoar água e não lixo”, pois não são contentores de resíduos e também fazer todos refletir que o mar começa na sarjeta e que os resíduos que estiverem no seu interior por muito pequenos que sejam, serão encaminhados para o mar!

“Lixo no chão, NÃO!” – Em outubro de 2020 o serviço de Limpeza Urbana dinamizou a 3ª edição da campanha de sensibilização “Lixo no chão, NÃO!”, esta campanha teve como objetivo alertar a população em geral, para não deitar o lixo no chão mas sim dentro das papeleiras. E este ano aumentamos o nosso slogan “E já agora máscaras também, NÃO!” devido à quantidade crescente de máscaras que diariamente os serviços camarários são obrigados a retirar do chão… é uma questão de saúde publica, de cidadania e de respeito por todos nós! Também as máscaras devem ser depositadas nas papeleiras.
Nesta 3ª edição as papeleiras ganharam uma nova imagem, contamos também com a colocação de duas lonas gigantes, de um panfleto que irá junto com a conta da água para todos os nossos munícipes e de vídeos de sensibilização para esta problemática/”praga” que têm sido as máscaras e o lixo pelo chão.
A nossa mensagem é simples e clara:
Por favor deposite o seu lixo e as máscaras nas papeleiras ou no seu contentor de lixo geral. Porque manter a Cidade limpa é um dever de todos! Lixo no chão, NÃO!

“Um Município pela esterilização e contra o abandono!!” – Campanha que tem como objetivo a sensibilização da população em geral para o não abandono de animais de companhia e, particularmente, neste ano também alertar para a esterilização dos mesmos de forma a prevenir o abandono de ninhadas indesejadas.
A 2.ª edição desta campanha contou com várias iniciativas, entre elas um vídeo de sensibilização na RTP-Madeira, instalação de duas lonas gigantes (no Edifício dos Viveiros e no túnel da Rua das Hortas/Elias Garcia), banner com cartaz, distribuição de flyer no verso da conta da água, E-mail de sensibilização aos funcionários e Mupis em diferentes pontos na cidade do Funchal.

  

Limpeza Urbana

O Serviço de Limpeza Urbana é muito abrangente e tem tarefas muito diversificadas desde a varredura manual e mecânica, a limpeza de sargetas, a limpeza de ribeiros, a limpeza de terrenos camarários, a monda mecânica e manual, a recolha de resíduos das papeleiras, a lavagem de arruamentos e mobiliário urbano, desinfeções diversas, a lavagem de túneis, a limpeza de eventos festivos e de grande aglomerado populacional, etc.

Para além das tarefas diárias, durante o restante ano de 2020 foram realizadas 16 campanhas de limpezas em 12 bairros sociais, nomeadamente no Bairro da Nazaré, no Bairro da Ribeira Grande, no Bairro da Quinta Josefina, no Bairro do Hospital, no Bairro da Quinta Falcão, no Bairro dos Viveiros, no Bairro das Romeiras, no Bairro de Santo Amaro, no Bairro do Canto do Muro, no Bairro da Ajuda, no Bairro do Galeão e no Bairro do Pico dos Barcelos. Estas campanhas visam a realização de trabalhos de limpeza mais exaustivos que os habituais e em simultâneo, deste modo houve recolha de resíduos depositados nos contentores ou compactadores, lavagem e desinfeção de contentores, recolha de monstros (resíduos de grandes dimensões), desratização, varredura e monda dos arruamentos públicos e deste modo foram recolhidos um total de 19.000kg de resíduos.

Os 7 túneis municipais foram lavados, num total de 68 lavagens, nomeadamente os seguintes túneis:
- Estrada Eng. Jaime Ornelas Camacho (Rotunda Eng.º Jaime Ornelas Camacho - Av. Calouste Gulbenkian);
- Campo da Barca (Rua Alferes Veiga Pestana - Rua Dr. Pestana Júnior);
- Campo da Barca (Rua Alferes Veiga Pestana - Rua da Ribeira de João Gomes);
- Rua das Hortas / Rua Elias Garcia (Rua Alferes Veiga Pestana - Via 25 de Abril);
- Avenida do Colégio Militar – Nazaré;
- Cruz Vermelha (Largo Severiano Ferraz - São João);
- Av. Calouste Gulbenkian (Rotunda Sá Carneiro - Av. Calouste Gulbenkian).

Relativamente aos grandes eventos da Cidade, houve operações de limpeza que fizeram com que passadas poucas horas os espaços públicos e os arruamentos já estivessem completamente limpos, com a convocação de vários trabalhadores equipados com máquinas e outros equipamentos de limpeza e com várias viaturas de limpeza como as auto-varredouras e os auto-tanques. No ano de 2020 estas operações de grande envergadura ocorreram apenas no Carnaval, tendo sido cancelado os restantes eventos.
Os Serviços Técnicos Especiais procederam à manutenção e limpeza dos contentores públicos, incluindo os de deposição seletiva e indiferenciada e removeram os resíduos depositados nas papeleiras. Os serviços de limpeza da cidade recolheram no total cerca de 2.957 toneladas de resíduos em 2020 (mais 19% relativamente ao ano de 2019).

 

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Remoção de Resíduos Sólidos

O Sector de Remoção de Resíduos Sólidos procedeu, tal como lhe compete, à recolha de resíduos sólidos urbanos produzidos no Concelho do Funchal. Foi executada a recolha porta a porta dos resíduos indiferenciados e dos três fluxos depositados nos papelões, embalões e vidrões. Também foi realizada a recolha de resíduos indiferenciados depositados em contentores de superfície públicos, em compactadores e em contentores privados assim como a recolha de resíduos seletivos depositados em contentores de superfície públicos e privados e em contentores enterrados. Foi também assegurada a recolha dos óleos alimentares usados, das pilhas e dos resíduos volumosos. No ano de 2020 tivemos o registo de 923 pedidos de “Remoções a Pedido” – recolha de monstros ou resíduos volumosos e a faturação deste serviço resultou numa receita de 16.346,29 €. A taxa de gestão de resíduos sólidos faturada foi estimada em 4.678.625,12€.

Foi dada continuidade ao projeto piloto ECO CARTÃO ESCOLA que tem como propósito recompensar o esforço das comunidades escolares na correta separação dos resíduos sólidos e consequentemente aumentar a quantidade de resíduos enviados para reciclagem e reduzir os resíduos valorizados energeticamente. Desde o início do projeto, em 2019, até ao final do ano de 2020, recolheu-se 12.182 Kg de cartão e papel (51%), 11.171 kg de embalagens de plástico e metal (46%) e 673 Kg de vidro (3%), perfazendo um total de 24.026 Kg de resíduos.

 

Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal

Durante o ano de 2020 a Estação de Transferência e Triagem de Resíduos Sólidos do Funchal recebeu cerca de 62.446 toneladas de resíduos sólidos, provenientes dos vários serviços do Município do Funchal, das casas dos munícipes, das entidades sediadas no Funchal, produtoras de resíduos urbanos, e de duas empresas privadas que efetuam a recolha de resíduos nos grandes produtores. Esta instalação procedeu ao armazenamento, à triagem, ao tratamento mecânico, ao acondicionamento e ao encaminhamento para o destino final mais adequado dos vários resíduos rececionados. O encaminhamento dos resíduos recicláveis processados nesta instalação, mais precisamente de papel e de embalagens de cartão, plástico, metal e vidro, de metal, de REEE, de sucata e de baterias resultou numa receita estimada de 1.042.595,34 €.

 

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Produção de Resíduos Sólidos no Concelho do Funchal

Em 2020 o Município do Funchal atingiu o valor de 60.383 toneladas, valor um pouco mais baixo do que o verificado no ano transato. No que diz respeito aos resíduos indiferenciados foram recolhidas 40.630 toneladas, cerca de 67 % dos resíduos totais. Os resíduos recolhidos seletivamente atingiram em 2020 as 16.346 toneladas em 2020, que representam 27 % dos resíduos recolhidos no Município.  

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UNIDADE DE BEM-ESTAR ANIMAL


O Serviço da Unidade do Bem-Estar Animal abrange todas as atividades relacionadas com a causa animal, tendo como missão a salvaguarda do bem-estar animal e da saúde pública. Neste serviço incluem-se as ações de recolha de animais errantes ou de companhia que constituam risco para a saúde ou segurança pública, avaliações de situações causadoras de intranquilidade e insalubridade provocadas por animais de companhia ou outros, vistorias para avaliação das condições de alojamento e bem-estar de animais de companhia, acompanhamento e coordenação do funcionamento do canil e gatil municipal com supervisão das suas atividades (manutenção dos espaços, acolhimento de animais, esterilizações, adoções, etc), entre outras.

Durante o ano de 2020 foram realizadas as seguintes ações:

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