Os valores que orientam a visão que temos para a cidade do Funchal enquadram-se nos princípios que definem uma Cidade Educadora. Neste sentido, em 2014, a Câmara Municipal do Funchal aderiu à Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) e à Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras. O conceito de Cidade Educadora nasceu em Barcelona, nos anos noventa, com o primeiro Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
Uma Cidade Educadora desenvolve projetos e atividades para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, de acordo com os princípios constantes na Carta das Cidades Educadoras. Estes projetos e atividades são da responsabilidade das autoridades locais, bem como de Instituições públicas e privadas.
A Cidade é Educadora quando, além das suas funções tradicionais – económica, social, política e de prestação de serviços - exerce uma outra função tendo em vista a formação, promoção e o desenvolvimento dos seus habitantes ao longo do ciclo da vida – crianças, jovens, adultos e idosos. Para que tal seja possível, deverá atender às necessidades particulares dos diferentes grupos de cidadãos.
Uma Cidade Educadora não se encerra em si mesma. Está aberta ao meio envolvente, relacionando-se com este, com outros centros urbanos e com cidades de outros países, pautando-se pelo objetivo de aprender / trocar experiências e, assim, enriquecer a vida dos seus habitantes. Este é, pois, o mote do Funchal, Cidade Educadora!
Revista Diversidades Cidades Educadoras nº 49
Leia o artigo "Cidades Educadoras - da teoria à prática" pp. 06-32