Como é formado o vento?
O vento forte pode ser considerado como ar em movimento. Resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre 2 regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo. O movimento do ar dá-se através de 4 forças: gravitacional, gradiente de pressão, atrito e de Coriolis.
A Escala de Beaufort foi criada de forma a medir a intensidade dos ventos e os efeitos resultantes no mar e em terra e estabeleceu características aos ventos de acordo com a velocidade e o poder de destruição.
Medidas de Autoproteção
O que fazer?
- Feche as portas e janelas e retire os objetos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das janelas;
- Evite deslocar-se para zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica e circular na rua a pé;
- Esteja atento as estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados,) que poderão ser afetadas por rajadas de vento forte;
- Evite o estacionamento em zonas propícias a queda de àrvores e/ou ramos de sinais verticais, bem como de obras exteriores de construção de edifícios;
- Mantenha os caixotes verticais de lixo na horizontal e com a tampa fechada;
- Mantenha os estores das janelas totalmente fechados;
- Tenha particular atenção aos animais ,também eles podem ficar vulneráveis as condições adversas.
Para mais informações consulte o site do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (www.procivmadeira.pt) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (www.ipma.pt)