Sessões de esclarecimento do Orçamento Participativo do Funchal com boa afluência
Cristina Pedra confirma que já deram entrada na plataforma algumas propostas
Decorreu, ontem, no Centro Cívico de São Martinho, a 4.ª sessão de esclarecimento do Orçamento Participativo do Funchal, sendo que a próxima e última decorre, já amanhã, quinta-feira, 17 de agosto, pelas 18:30, na freguesia de São Roque. Esta sessão é aberta a qualquer pessoa, mesmo de outras freguesias do concelho.
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) agendou um total de cinco sessões de esclarecimento direcionadas à população de todas as freguesias do concelho, tendo até ao momento registado uma “boa afluência” de participantes, conforme revelou a vice-presidente da autarquia do Funchal, Cristina Pedra.
“Temos tido uma grande procura e neste momento posso adiantar que já entraram na plataforma do OPF algumas candidaturas”, revelou a autarca, dando nota que na sessão de amanhã, alguns munícipes vão pedir esclarecimentos para formalizarem candidaturas já pré-elaboradas.
“Queremos que todos aqueles que tenham interesse em participar ativamente na melhoria das condições de vida da cidade do Funchal o façam”, apelou a vice-presidente da CMF, Cristina Pedra.
O Orçamento Participativo do Funchal para 2023 é de 550 mil euros. Cristina Pedra refere que é o maior que alguma vez existiu no OMF e está dividido em quatro categorias: projetos juvenis, dos 14-18 anos, com uma dotação de 100 mil euros, para projetos iguais ou inferiores a 25 mil euros, projetos escolares, para alunos dos estabelecimentos públicos, no valor de 100 mil euros, e para projetos iguais ou inferiores a 50.000, projetos concelhios, com 250 mil euros e projetos iguais ou inferiores a 125 mil e projetos seniores, com 100 mil, para projetos iguais ou inferiores a 25 mil.
As propostas podem ser apresentadas até 30 de setembro através da plataforma eletrónica op. funchal.pt.
Após ser feita a análise por uma comissão independente técnica designada pela CMF, em outubro, é tornada pública a lista das propostas excluídas e dos projetos aprovados submetidos a votação pública durante o mês de novembro.