Sistema é mais cómodo e justo para os utilizadores
A partir da próxima sexta-feira, dia 1 de abril, será possível pagar o estacionamento de superfície no Funchal (parquímetros), através da aplicação “iParque”, disponível para telemóveis com sistemas operativos IOS e Android. Através desta aplicação, o utilizador pode efetuar o pagamento sem precisar de moedas ou de se dirigir à máquina de bilhetes automatizada, tendo a possibilidade de definir o tempo exato de estacionamento.
Esta aplicação disponibiliza ainda um programa específico para os comerciantes, no qual os mesmos podem oferecer aos seus clientes um período de tempo de estacionamento ou voucher, a ser creditado na conta corrente do utilizador.
Com esta medida, «a Câmara Municipal do Funchal implementa um método de pagamento do estacionamento de superfície mais justo para os utilizadores, uma vez que o cidadão pode iniciar e interromper a qualquer momento o tempo de estacionamento e pagar apenas o período em que o seu veículo esteve, de facto, parqueado», destaca Bruno Pereira, vereador com o pelouro do trânsito na CMF, «para além de disponibilizar uma ferramenta que poderá ajudar a impulsionar o comércio no Funchal».
Bruno Pereira sublinha ainda que o Município do Funchal «não procederá à alteração dos tarifários, mantendo-se os que estão em vigor»”, e com a garantia de que há investimentos em carteira, nomeadamente com a atualização das máquinas automáticas e a digitalização de todo o sistema, que permitirá aos condutores, por exemplo, saberem os lugares de estacionamento disponíveis na cidade do Funchal.
Com a introdução destas medidas, «altamente benéficas» para o cidadão, Bruno Pereira alerta que a CMF passará a fiscalizar com maior rigor o estacionamento abusivo. «Se estamos a implementar um sistema mais justo, também é justo que tenhamos de fazer tudo para erradicar situações abusivas, em que uns, em detrimento de outros, têm de suportar os custos do serviço prestado pela autarquia»”.
Assim, também a partir de sexta-feira, a fiscalização dos mais de 1.503 lugares espalhados, atualmente por 75 ruas do Funchal, será feita por funcionários, devidamente credenciados, da empresa municipal Frente MarFunchal, que detém, para além da concessão dos parquímetros, a concessão dos parques de estacionamento do Lido e da Penteada.
Bruno Pereira, que tutela a Divisão de Mobilidade e Trânsito da CMF e a empresa Frente MarFunchal, espera ganhos de eficiência e eficácia no serviço prestado aos cidadãos, com um correto funcionamento de todo o sistema de lugares de estacionamento com parquímetro, permitindo assim a sua rotatividade e consequente aumento do número de lugares disponíveis, para quem precisa estacionar na cidade do Funchal.