Skate Parque no Almirante Reis foi remodelado
A Câmara Municipal do Funchal, o núcleo da Madeira da EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) e a Universidade da Madeira – Curso de Design, promoveram um projeto inovador, que permitiu uma “remodelação” do Skate Parque, situado na Almirante Reis.
Em parceria com o Município do Funchal, que forneceu todo o apoio logístico (tintas, material de pintura, transportes), e o 1° ano Curso de Design da Universidade da Madeira, sob orientação da Prof. Valentina Vezzani, foi desenvolvido um trabalho de arte de rua que pretendeu desmistificar e desconstruir estereótipos e preconceitos em torno de diferentes culturas.
O projeto, “um mural para a interculturalidade e coesão social”, foi realizado no âmbito da cadeira de Desenho2 do curso de Design da Universidade da Madeira, e envolveu 30 alunos, sendo que cada um, desenvolveu o próprio conceito visual para o mural a pintar nas paredes da rampa skate.
“Foi um trabalho bastante complexo, porque levou os alunos as explorar os temas da interculturalidade e coesão social, explorando analogias e metáforas, indo de encontro à melhor forma visual, funcional e estética, para que a mensagem e conteúdo pudessem chegar ao público alvo”, revela Valentina Vezzani.
O projeto, que resultou de um trabalho coletivo, teve a intervenção de várias pessoas (alunos, turistas, comunidade skater) e incluiu, também, as ideias e os desenhos de um street artist, parte integrante da comunidade jovem local.
O projeto, que pode ser considerado piloto, “demonstra que pode gerar pontes e diálogo entre as pessoas, criar novas dinâmicas sociais num espaço público e produzir novas ideias”, considera o presidente do município do Funchal, Pedro Calado, para quem o espaço ficou “muito mais bonito e aprazível”.
Esta parceria entre a Câmara Municipal do Funchal, a EAPN e a Universidade da Madeira – Curso de Design, surgiu já o ano passado, com a realização de estilização de dois abrigos de paragem de autocarro.