Teatro Baltazar Dias com aumento de 40% de espetadores
O desconfinamento e a diminuição das restrições no acesso a salas de espetáculos tiveram um impacto direto no número de espetadores no Teatro Baltazar Dias, atingindo, a 13 de março, os 5.500 espetadores, com uma lotação média da sala de espetáculos na ordem dos 55%, que representa um aumento de 40% em relação à média do ano anterior. Uma progressão considerada «muito interessante» pelo Presidente da Câmara Municipal, Pedro Calado, «uma vez que, só nas artes do palco, é o equivalente a mais de 14 salas completamente esgotadas».
A cultura foi um dos primeiros sectores encerrados no contexto das medidas de contingência face à pandemia e foi, também, um dos mais afetados. No entanto, a partir de 2022, com a abertura das salas de espetáculos em pleno, a Câmara Municipal do Funchal organizou-se com o objetivo de reforçar a oferta cultural, honrar os seus compromissos e recuperar a sua dinâmica, sublinha o presidente da autarquia.
«Em pouco mais de 2 meses e meio, o Teatro Municipal Baltazar Dias recebeu 13 produtores diferentes e realizou 47 sessões, incluindo performances, concertos, teatro e cinema. Acolheu ainda duas residências artísticas, um curso de escrita e duas exposições», explica Pedro Calado.
«O objetivo é que possamos recuperar, atingindo a marca dos 47 mil espetadores de 2019. Para isso, irá contribuir a aposta numa programação equilibrada, entre espetáculos de grande público e experimentais», sustenta o presidente da Câmara Municipal.
Neste ano, o Teatro Municipal Baltazar Dias celebra o seu 134º aniversário, num percurso recheado de inquietação criativa. Pedro Calado refere que há uma aposta numa oferta exigente, eclética e diferenciadora, que tem vindo a posicionar este equipamento como uma referência cultural na Madeira e no País.
A programação do Teatro Municipal Baltazar Dias pode ser consultada na página teatro.funchal.pt