Teatro Baltazar Dias presente na primeira conferência da Rede Teatros e CineTeatros Portugueses
Teatro Baltazar Dias presente na primeira conferência da Rede Teatros e CineTeatros Portugueses
Decorreu ontem, no Teatro-Cine de Torres Vedras, a primeira conferência da Rede Teatros e CineTeatros Portugueses “Atuar em Rede: Desafios e Estratégias”, organizado pela DGARTES. A Rede foi criada para combater as assimetrias regionais e para fomentar a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal e assenta na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.
Esta foi a primeira conferência dedicada à Rede, com o objetivo de refletir sobre o projeto e debater boas práticas. O encontro juntou programadores, produtores e autarcas, além do ministro da Cultura, Pedro Adão e Eva, e do diretor-geral das Artes.
Entre os convidados esteve Sandra Nóbrega, Diretora do Teatro Municipal Baltazar Dias, que abordou o tema “Territórios Públicos.”
Foram abordados alguns exemplos de como a Câmara Municipal do Funchal tem criado oportunidades culturais para diferentes comunidades, permitindo uma experimentação artística no Teatro Municipal, promovendo ainda novas formas de exploração e descoberta do território e cruzamento de públicos.
Exemplo disso é o projeto Tampa & Camachofones, financiado pela Câmara Municipal do Funchal, onde o grupo de músicos realizou, semanalmente, ensaios no Centro de Reabilitação da Sagrada Família junto dos utentes da instituição. Além das aulas, foram criados instrumentos musicais, realizados ensaios abertos e também dois espetáculos com público.
Este evento, foi uma oportunidade para uma reflexão em torno das políticas públicas para a cultura, bem como, as missões dos equipamentos culturais, incluindo as dos Teatros Municipais, e a sua necessária evolução, no sentido de aumentar e melhorar qualitativamente as interações com os cidadãos.