Teatro Feiticeiro do Norte apoiado com 44 mil euros
Pedro Calado releva valorização da cultura e dos artistas regionais
Foi assinado, no Balcão de Cristal, na passada sexta, o protocolo entre a Câmara Municipal do Funchal e a Associação Teatro feiticeiro do Norte , no valor de 25.000 euros, mais a cedência do próprio local onde se realizam os espectáculos – o Balcão de Cristal – no valor de 9.000 euros e ainda a cedência do Teatro Municipal Baltazar Dias, no valor de dez mil euros, para a apresentação de dois espectáculos.
Ou seja, no total, a autarquia vai apoiar o Teatro Feiticeiro do Norte em 44 mil euros. Pedro Calado relembra que a «política cultural» da CMF «tem sido» valorizar os artistas regionais.
O presidente da Câmara Municipal do Funchal reforça que «o que nós fazemos, aqui, é dar impulso, para que exista efectivamente sustentabilidade nos projectos regionais».
Nesse sentido, a CMF, acrescenta, «interpreta a cultura como um factor de desenvolvimento local» e, não esquecer, sublinha, «uma ferramenta educativa, não como forma de subsidiação, mas como factor de dinâmica cultural».
Recorde-se que o Balcão de Cristal é um espaço intimista e nobre que tem vindo a contribuir, na sua actividade cultural, através dos espectáculos realizados, para o debate de temas de relevância social, sem nunca esquecer a primazia dada ao pensamento crítico, salienta o autarca.
Pedro Calado faz questão de reforçar «quão importante e necessária é a cooperação» entre entidades públicas e privadas para dar continuidade ao trabalho que se tem realizado e que se pretende realizar, na cultura, sendo disso exemplo, aponta «o protocolo agora assinado» para que o Funchal aumente e melhore a sua oferta cultural.
O edil termina reforçando o empenho que a CMF tem manifestado diariamente na defesa e apoio à cultura e à criação artística, lembrando o que têm acontecido em termos de dinâmica cultural e de crescimento das verbas disponíveis no Orçamento Municipal para a cultura, desde outro de 2021.