Treino e formação ministrados pelos Sapadores do Funchal às equipas de médicos e de enfermeiros alocados ao dispositivo de segurança do Rally Vinho da Madeira
Treino com equipas de médicos e de enfermeiros alocados ao dispositivo de segurança do Rally Vinho da Madeira.
Há já uns anos que o Dr. Mevill Araújo lançou um repto à Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal para organizar e ministrar formação aos médicos e enfermeiros do Staff de Segurança do Rally Vinho Madeira.
Este ano não foi diferente e na passada segunda feira, dia 31 de julho, decorreu no quartel dos Sapadores do Funchal uma sessão de formação para um grupo alargado desses colaboradores do rally.
A formação foi ministrada pelo formador Miguel Silva, coadjuvado pela S/C de 1ª Classe Sílvia Freitas e pelo Sapador Fabrício Canha e incidiu, prioritariamente, pelo ensino da forma de utilização de dois equipamentos de socorro que irão ser introduzidos em 3 Provas Especiais de Classificação, concretamente a 1, a 3 e a 6, cuja intervenção ao nível do socorro em desencarceramento estará a cargo dos Bombeiros Sapadores do Funchal.
Estes equipamentos são o kit de planos duros “Rescate Jota®”, que incluem um mini plano otimizado para intervenção em baquetes (bancos dos veículos de competição) e tendo a forma côncava facilita a manobra de retirada do sinistrado do veículo para o exterior. Testaram e praticaram também com o sistema de socorro “Pax Boa®”, que permite imobilizar rápida e segura a coluna cervical e lombar e agilizar a referida retirada do sinistrado.
Ambos os investimentos foram efetuados pela Câmara Municipal do Funchal e visam, acima de tudo, melhorar a qualidade de socorro a todos os sinistrados de acidentes de viação e não apenas aos pilotos de competição.
O Comandante da CBSF agradeceu o empenho do Dr. Mevill Araújo, enaltecendo este tipo de colaboração entre organizações privadas e os bombeiros, disponibilizando-se para continuar o trabalho, que no próximo ano terá a forma de workshop em 4 dias diferentes, para permitir mais datas para que os profissionais de saúde ligados à organização do RVM possam treinar com cada um dos turnos em serviço nos bombeiros.