Vice-presidente destaca aposta no digital da CMF
Decorre durante o dia de hoje, no Museu de Electricidade – Casa da Luz, Funchal, o Roteiro INCoDe.2030, que tem percorrido o país, abordando vários temas, desta feita o Comércio Digital e que contou, na abertura, com a vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal.
Cristina Pedra salientou o trabalho que a CMF tem realizado no digital. Aliás, reforçou, «temos que ter um futuro e um presente já de digitalização» e a autarquia, de «tarde», dará «nota, num painel, dos trabalhos de digitalização que já estão, actualmente, implementados».
Como explicou e dando exemplos concretos, «hoje as candidaturas das bolsas de estudo já são digitais», tal como «as candidaturas a incentivos para a actividade empresarial», ou ainda, «o próprio Orçamento Participativo do Funchal». Ou seja, sintetizou: «este é o nosso futuro».
Aliás, devido à pandemia – a única vantagem que teve – «foi que as pessoas passaram a ter muito mais contacto com os meios electrónicos», o que significa que houve uma diminuição da literacia digital, todavia, Cristina Pedra reforça que a aposta na literacia digital deve começar desde bastante cedo, até por haver, ressalva, presentemente, empresas com dificuldade em contratar pessoas com qualificações, isto embora a Madeira tenha excelentes comunicações, como sublinhou.
Sobre a digitalização do comércio e no âmbito do Roteiro INCoDe.2030, a vice-presidente da CMF destacou que «99%» do tecido empresarial, no Funchal, «são pequenas empresas, com dificuldade de implementação do digital».
Nesse sentido e como solução, afirma «que terá que haver uma estratégia diferente, com intervenção e apoio da CMF em servir como um “umbrela” a este conjunto de realidades».