XIV Troféu Inocêncio de Freitas “abrilhantou” o desporto na cidade do Funchal
Pedro Calado garante o apoio da CMF a este tipo de eventos
Na cerimónia de entrega de prémios relativos ao XIV Troféu Inocêncio de Freitas, que decorreu, ontem, nos Jardins da Quinta Magnólia, numa organização do Clube de Ténis do Funchal, o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, elogiou Inocêncio de Freitas “o grande nome do desporto do ténis na região, que entusiasmou muitas gerações e que ainda hoje é lembrado com muito carinho”.
Pedro Caldo realçou que durante 3 dias, este torneio “abrilhantou” o desporto na cidade do Funchal com a participação de inúmeros atletas do continente, sublinhando que em cerca de 30 atletas, 18 vieram de fora. O evento contou com a presença de equipas da Madeira, Leiria, Porto e Lisboa, que jogaram na modalidade de pares, no escalão+55.
“É um torneio que nos deixa satisfeitos e a CMF vai continuar apoiar estes torneios porque, para além, de fazerem perdurar a história também é um bom exemplo para a juventude que vê nos seus antepassados , figuras importantes do desporto e que se movimentaram e bem a nível social e a nível empresarial o que ainda hoje se mantém. O convívio que tivemos nestes dias, foi um bom exemplo disso e vamos manter o apoio a este tipo de eventos”, salientou.
De referir que esta iniciativa foi uma oportunidade para evocar e enaltecer o nome de Inocêncio de Freitas, figura do ténis regional e um dos principais impulsionadores e dinamizadores do Grupo de Ténis ‘Old Boys’, criado no antigo British Country Club, no início da década de sessenta.
Na grande final, a ‘seleção’ de Lisboa mediu forças com a equipa A do Funchal vindo a conquistar o título com uma vitória por 2-0.
Entre os atletas presentes nesta edição, destacam-se nomes emblemáticos do ténis como José Vilela, José Cordeiro, Ferreira da Costa, José Manuel Lomelino, João Luis Lomelino, Piti Borges, entre outros.