Zonas altas de São Roque com melhor resposta no combate a incêndios
Nova rede de bocas de incêndios foi testada em arruamento do Galeão
É mais uma medida importante para a prevenção e combate aos incêndios.
A partir de agora, as zonas altas de São Roque, nomeadamente a mais populosa, no Galeão, passa a contar com uma rede de hidrantes (bocas de incêndio), certificada pelos Bombeiros Sapadores Florestais, que irá auxiliar as corporações no combate aos incêndios.
Os hidrantes foram distribuídos pelo arruamento recentemente criado pelo governo regional (Engº Rocha da Silva), que para além de melhorar o acesso rodoviário às populações das zonas mais altas de São Roque, permitirá o acesso a viaturas mais pesadas e especializadas de combate a incêndios, para além de constituir uma linha tampão entre a malha urbana da cidade e a área florestal.
Bruno Pereira, vice-presidente da Câmara do Funchal com o pelouro da Proteção Civil, Pedro Gomes, presidente da junta local, José Minas, comandante dos Bombeiros Sapadores e elementos da corporação, estiveram esta manhã no local para efetuar os respetivos testes e atestar a boa funcionalidade das bocas de incêndio.
O Funchal dá assim mais um passo importante na proteção da cidade, nomeadamente no que diz respeito aos incêndios florestais, estando a participar ativamente no Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR) com 2 equipas de vigilância dos Bombeiros Voluntários e uma outra de combate dos Sapadores, envolvendo cerca de 2 dezenas de efetivos.
Ainda esta semana a autarquia aprovou um ajuda de 13 mil euros, para custear as refeições dos Bombeiros Voluntários nas operações de vigilância do POCIR.